Resenha Do Filme O Auto Da Compadecida

Reza September 17, 2021
Resenha Do Filme Auto Da Compadecida EDUCA

O Auto da Compadecida é um filme brasileiro que foi lançado em 2000 e é dirigido por Guel Arraes. O filme é baseado na peça de teatro homônima de Ariano Suassuna e é uma comédia que se passa no interior do Nordeste brasileiro.

Enredo

O filme conta a história de João Grilo e Chicó, dois pobres que vivem de pequenos golpes na cidade fictícia de Taperoá, na Paraíba. Após aplicarem um golpe em um padeiro, eles são perseguidos por um cangaceiro e acabam se escondendo em uma igreja.

Lá, eles se deparam com uma representação do julgamento final, em que a Compadecida, uma figura religiosa popular na região, é a juíza. João Grilo, astuto como sempre, se passa por advogado e defende Chicó e outros personagens que aparecem no julgamento.

O filme tem muitas reviravoltas e situações engraçadas, mas também aborda temas como a religiosidade popular, a pobreza e a corrupção.

Elenco

  • Matheus Nachtergaele como João Grilo
  • Selton Mello como Chicó
  • Virginia Cavendish como Rosinha
  • Marco Nanini como Padre João
  • Denise Fraga como Dora

Análise

O Auto da Compadecida é um filme que consegue equilibrar muito bem a comédia e o drama. Os personagens são cativantes e a atuação dos atores é excelente.

O filme também é muito bem dirigido, com uma fotografia que retrata muito bem o clima do Nordeste brasileiro. A trilha sonora é outro ponto positivo, com músicas que ajudam a criar o clima da história.

For more information, please click the button below.

Além disso, o filme consegue abordar temas importantes de forma leve e divertida, sem perder a seriedade. A religiosidade popular, por exemplo, é mostrada de forma respeitosa e interessante.

Conclusão

O Auto da Compadecida é um filme que merece ser visto não só pelos fãs de comédia, mas por todos que apreciam uma boa história. Com uma mistura de comédia e drama, o filme consegue abordar temas importantes de forma leve e divertida.

FAQs

1. Qual é a mensagem principal do filme O Auto da Compadecida?

O filme aborda temas como a religiosidade popular, a pobreza e a corrupção, mas a mensagem principal é a importância da astúcia e da inteligência para sobreviver em um mundo difícil.

2. O filme é baseado em uma peça de teatro. Isso afeta a forma como a história é contada no cinema?

Sim, a história é contada de forma muito teatral, com muitos diálogos e poucas cenas de ação. Isso pode parecer estranho para alguns espectadores, mas faz parte do estilo da obra original.

3. O filme retrata bem a cultura e o sotaque do Nordeste brasileiro?

Sim, o filme é muito fiel à cultura e ao sotaque do Nordeste brasileiro. Isso pode ser um pouco difícil de entender para quem não está acostumado com o sotaque, mas ajuda a criar o clima da história.

Related video of resenha do filme o auto da compadecida

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait