Resenha Crítica: Alice No País Das Maravilhas

Reza July 21, 2022
68 Resenha Alice no país das maravilhas edição 1; Alice no país das

Introdução

“Alice no País das Maravilhas” é um clássico da literatura infantil escrito por Lewis Carroll. Publicado em 1865, a obra é uma mistura de fantasia e sátira social com personagens peculiares e situações absurdas. O livro já foi adaptado para diversas mídias, incluindo cinema, teatro e animação. Nesta resenha crítica, discutiremos as principais características da obra e analisaremos suas qualidades e defeitos.

Análise da obra

Personagens

Uma das principais características de “Alice no País das Maravilhas” são seus personagens excêntricos e memoráveis. Desde a protagonista, a curiosa e corajosa Alice, até o Chapeleiro Maluco e a Rainha de Copas, todos os personagens possuem personalidades únicas e marcantes. Além disso, muitos deles representam estereótipos e críticas sociais da época em que o livro foi escrito. Por exemplo, a Rainha de Copas é uma sátira da monarquia britânica e seu amor por cortar cabeças é uma crítica à justiça cruel da época.

Narrativa

A narrativa de “Alice no País das Maravilhas” é repleta de eventos inesperados e situações absurdas. O livro é dividido em capítulos curtos e cada um deles apresenta um novo desafio para a protagonista. Essa estrutura de episódios permite que o livro seja lido em pequenas doses, o que o torna ideal para crianças que estão começando a se interessar pela leitura. No entanto, alguns críticos argumentam que a narrativa é muito confusa e caótica, o que pode dificultar a compreensão da história.

Linguagem

A linguagem utilizada por Lewis Carroll em “Alice no País das Maravilhas” é rica em jogos de palavras e trocadilhos. O autor utiliza o nonsense, ou seja, a quebra das regras da lógica e da linguagem, para criar um universo surreal e absurdo. Embora isso possa ser divertido e criativo, a linguagem também pode ser um obstáculo para leitores mais jovens ou para aqueles que não têm familiaridade com o inglês vitoriano.

Avaliação crítica

“Alice no País das Maravilhas” é um livro que dividiu opiniões desde o seu lançamento. Enquanto alguns o consideram uma obra-prima da literatura infantil, outros acham a narrativa confusa e os personagens pouco desenvolvidos. A seguir, discutiremos alguns pontos positivos e negativos da obra.

Pontos positivos

– Personagens marcantes e originais; – Narrativa repleta de eventos inesperados e situações absurdas; – Linguagem rica em jogos de palavras e trocadilhos.

For more information, please click the button below.

Pontos negativos

– Narrativa confusa e caótica; – Personagens pouco desenvolvidos; – Linguagem difícil para leitores jovens ou não familiarizados com o inglês vitoriano.

Conclusão

“Alice no País das Maravilhas” é uma obra que certamente marcou a literatura infantil e continua a ser lida e adaptada até hoje. Embora tenha alguns defeitos, como a narrativa confusa e os personagens pouco desenvolvidos, o livro é repleto de virtudes, como a criatividade na linguagem e a originalidade dos personagens. Se você ainda não leu “Alice no País das Maravilhas”, vale a pena conferir essa obra que já se tornou um clássico da literatura universal.

FAQs

1. “Alice no País das Maravilhas” é recomendado para crianças?

Embora seja um livro de literatura infantil, a linguagem e a narrativa de “Alice no País das Maravilhas” podem ser um pouco confusas para crianças muito novas. A obra é recomendada para crianças a partir de 8 ou 9 anos, que já têm alguma habilidade de leitura.

2. Qual é a adaptação mais famosa de “Alice no País das Maravilhas” para o cinema?

A adaptação mais famosa de “Alice no País das Maravilhas” para o cinema é a versão animada da Disney, lançada em 1951. O filme é um clássico da animação e traz uma versão bastante fiel da história original.

3. Existem outras obras de Lewis Carroll tão famosas quanto “Alice no País das Maravilhas”?

Lewis Carroll também é conhecido por sua obra “Através do Espelho e o que Alice encontrou lá”, que é uma continuação de “Alice no País das Maravilhas”. Além disso, ele escreveu diversos poemas e obras de matemática, que são menos conhecidas do público em geral.

Related video of resenha critica alice no pais das maravilhas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait