Represente No Plano Cartesiano Os Pontos

Reza December 25, 2022
Represente, no plano cartesiano, os pontos A(1, 3); B(4, 2); C(1,3

Para representar pontos no plano cartesiano, é necessário entender o sistema de coordenadas cartesianas. O plano cartesiano é composto por dois eixos perpendiculares, o eixo x e o eixo y, que se cruzam em um ponto chamado de origem. Cada ponto no plano é identificado por um par ordenado (x,y), onde x é a coordenada horizontal e y é a coordenada vertical do ponto.

Sistema de Coordenadas Cartesianas

O sistema de coordenadas cartesianas foi criado pelo matemático francês René Descartes no século XVII e é fundamental para a geometria analítica e para a representação gráfica de funções matemáticas.

No sistema de coordenadas cartesianas, o eixo horizontal é chamado de eixo x e o eixo vertical é chamado de eixo y. A origem, onde os dois eixos se cruzam, é representada pelo ponto (0,0).

As coordenadas cartesianas são usadas para representar pontos no plano cartesiano. Cada ponto é identificado por um par ordenado (x,y), onde x é a coordenada horizontal e y é a coordenada vertical do ponto. As coordenadas podem ser positivas, negativas ou zero.

Representação de pontos no plano cartesiano

Para representar pontos no plano cartesiano, basta localizá-los a partir de suas coordenadas. Por exemplo, o ponto (2,3) está localizado a duas unidades à direita da origem e três unidades acima da origem.

Para representar o ponto (2,3) no plano cartesiano, desenhamos uma linha vertical até o ponto 2 no eixo x e, em seguida, desenhamos uma linha horizontal até o ponto 3 no eixo y. O ponto onde as duas linhas se cruzam é o ponto (2,3).

For more information, please click the button below.

Da mesma forma, o ponto (-3,4) está localizado a três unidades à esquerda da origem e quatro unidades acima da origem. Para representar esse ponto, desenhamos uma linha vertical até o ponto -3 no eixo x e, em seguida, desenhamos uma linha horizontal até o ponto 4 no eixo y. O ponto onde as duas linhas se cruzam é o ponto (-3,4).

Exemplo:

Vamos representar no plano cartesiano os pontos (2,3) e (-3,4):

Exemplo de representação de pontos no plano cartesiano

Conclusão

A representação de pontos no plano cartesiano é fundamental para a geometria analítica e para a resolução de problemas matemáticos em diversas áreas do conhecimento. Entender o sistema de coordenadas cartesianas e saber como representar pontos no plano cartesiano é uma habilidade importante para estudantes e profissionais de diversas áreas.

FAQs

O que é um sistema de coordenadas cartesianas?

O sistema de coordenadas cartesianas foi criado pelo matemático francês René Descartes no século XVII e é fundamental para a geometria analítica e para a representação gráfica de funções matemáticas. No sistema de coordenadas cartesianas, o eixo horizontal é chamado de eixo x e o eixo vertical é chamado de eixo y. A origem, onde os dois eixos se cruzam, é representada pelo ponto (0,0).

Como são identificados os pontos no plano cartesiano?

Cada ponto no plano é identificado por um par ordenado (x,y), onde x é a coordenada horizontal e y é a coordenada vertical do ponto.

Por que é importante saber representar pontos no plano cartesiano?

A representação de pontos no plano cartesiano é fundamental para a geometria analítica e para a resolução de problemas matemáticos em diversas áreas do conhecimento. Entender o sistema de coordenadas cartesianas e saber como representar pontos no plano cartesiano é uma habilidade importante para estudantes e profissionais de diversas áreas.

Related video of represente no plano cartesiano os pontos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait