Regência Verbal E Nominal Mapa Mental

Reza December 7, 2022
Mapa mental sobre regencia verbal e nominal Baixar pdf de

A regência verbal e nominal é um assunto muito importante dentro da língua portuguesa. Essa parte da gramática aborda as relações entre os verbos e seus complementos, assim como entre os nomes e seus complementos. Para facilitar o entendimento desse tema, é possível utilizar um mapa mental.

O que é regência verbal?

A regência verbal é a relação que se estabelece entre o verbo e seus complementos. Em outras palavras, é a forma como o verbo exige ou não a presença de um objeto ou complemento após ele. Essa relação pode ser classificada em três tipos:

  1. Verbo transitivo direto: quando o verbo precisa de um objeto direto para completar o seu sentido. Exemplo: Eu comprei um livro.
  2. Verbo transitivo indireto: quando o verbo precisa de um objeto indireto para completar o seu sentido. Exemplo: Eu confio em você.
  3. Verbo intransitivo: quando o verbo não precisa de nenhum objeto para completar o seu sentido. Exemplo: Ele dormiu.

O que é regência nominal?

A regência nominal é a relação que se estabelece entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e seus complementos. Em outras palavras, é a forma como o nome exige ou não a presença de um complemento após ele. Essa relação pode ser classificada em dois tipos:

  1. Nome transitivo: quando o nome precisa de um complemento para completar o seu sentido. Exemplo: Ela tem medo de altura.
  2. Nome intransitivo: quando o nome não precisa de nenhum complemento para completar o seu sentido. Exemplo: Ele é inteligente.

Como fazer um mapa mental de regência verbal e nominal?

Para fazer um mapa mental de regência verbal e nominal, é necessário seguir alguns passos:

  1. Escolha um tema dentro da regência verbal ou nominal para o seu mapa mental;
  2. Escreva o tema no centro do papel e desenhe um círculo em volta;
  3. Identifique as principais relações de regência que envolvem o tema escolhido;
  4. Escreva cada uma dessas relações em um novo círculo e conecte-os ao tema central com uma linha;
  5. Para cada relação de regência, identifique os principais verbos ou nomes envolvidos e escreva em círculos menores conectados à relação de regência correspondente;
  6. Para cada verbo ou nome identificado, identifique os principais complementos envolvidos e escreva em círculos menores conectados ao verbo ou nome correspondente.

Exemplo de mapa mental de regência verbal e nominal

A seguir, apresentamos um exemplo de mapa mental de regência verbal e nominal sobre o tema “Verbos Transitivos Diretos”.

For more information, please click the button below.

Conclusão

A regência verbal e nominal é um assunto importante e presente em diversos contextos dentro da língua portuguesa. Entender as relações de regência é fundamental para uma boa comunicação escrita e falada. Utilizar mapas mentais pode ser uma forma eficiente de organizar e visualizar essas relações, facilitando o aprendizado e a memorização do tema.

FAQs

1. O que é um verbo intransitivo?

Um verbo intransitivo é um verbo que não precisa de nenhum objeto para completar o seu sentido. Exemplo: Ele dormiu.

2. O que é um nome transitivo?

Um nome transitivo é um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) que precisa de um complemento para completar o seu sentido. Exemplo: Ela tem medo de altura.

3. Como a regência verbal e nominal pode ajudar na comunicação escrita e falada?

Entender as relações de regência é fundamental para uma boa comunicação escrita e falada, pois permite que o falante ou escritor escolha as palavras corretas e estabeleça as relações adequadas entre elas. Isso torna a comunicação mais clara, precisa e eficiente.

Related video of regencia verbal e nominal mapa mental

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait