Reflexos Primitivos Do Recém-Nascido

Reza October 19, 2022
7 principais reflexos presentes no recémnascido Uma ajudinha para o

Os reflexos primitivos são respostas automáticas do sistema nervoso central do recém-nascido a estímulos sensoriais. Esses reflexos são inatos e desaparecem conforme o desenvolvimento neurológico do bebê avança.

Tipos de reflexos primitivos

Existem diversos tipos de reflexos primitivos, abaixo citaremos alguns deles:

Reflexo de Moro

Também conhecido como reflexo de sobressalto, este reflexo é desencadeado por um barulho forte ou pela sensação de queda. O bebê estica os braços e as pernas e depois os flexiona, como uma forma de proteção.

Reflexo de busca

Este reflexo é desencadeado quando o bebê sente o toque na bochecha ou boca. O bebê vira a cabeça em direção ao toque, em busca do seio materno.

Reflexo de sucção

Este reflexo é desencadeado quando o bebê sente o toque nos lábios. O bebê começa a sugar, como uma forma de se alimentar.

Reflexo de preensão

Este reflexo é desencadeado quando algo é colocado na palma da mão do bebê. O bebê fecha a mão em torno do objeto, como uma forma de segurá-lo.

For more information, please click the button below.

Importância dos reflexos primitivos

Os reflexos primitivos são importantes para a sobrevivência do recém-nascido nos primeiros meses de vida. Eles ajudam o bebê a se alimentar, se proteger e interagir com o ambiente ao seu redor.

Além disso, esses reflexos são uma forma de avaliar o desenvolvimento neurológico do bebê. A ausência de um ou mais reflexos pode indicar uma disfunção neurológica que precisa ser investigada.

Desaparecimento dos reflexos primitivos

Conforme o bebê cresce e desenvolve seu sistema nervoso, os reflexos primitivos desaparecem e são substituídos por comportamentos voluntários. O tempo de desaparecimento varia de acordo com cada reflexo, mas em geral, eles desaparecem entre o primeiro e o sexto mês de vida.

Reflexos primitivos e a fase adulta

Embora os reflexos primitivos desapareçam na fase infantil, eles podem reaparecer em casos de lesões cerebrais ou doenças degenerativas. Além disso, alguns reflexos primitivos são utilizados como testes neurológicos em adultos, como o reflexo de Babinski, que é um sinal de lesão no sistema nervoso central.

Conclusão

Os reflexos primitivos são respostas automáticas do sistema nervoso central do recém-nascido a estímulos sensoriais. Eles são importantes para a sobrevivência do bebê nos primeiros meses de vida e podem indicar disfunções neurológicas caso estejam ausentes. Conforme o bebê cresce, os reflexos primitivos desaparecem e são substituídos por comportamentos voluntários.

FAQs

1. Todos os bebês apresentam os mesmos reflexos primitivos?

Não necessariamente. Embora exista uma lista de reflexos primitivos considerados normais, cada bebê pode apresentar variações.

2. Qual a diferença entre reflexos primitivos e reflexos adquiridos?

Os reflexos primitivos são inatos e automáticos, enquanto os reflexos adquiridos são aprendidos através da experiência e do treinamento.

3. A ausência de um reflexo primitivo indica necessariamente uma disfunção neurológica?

Nem sempre. A ausência de um reflexo primitivo pode indicar uma disfunção neurológica, mas também pode ser apenas uma variação normal. É importante que um profissional da saúde avalie cada caso individualmente.

Related video of reflexos primitivos do recem nascido

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait