Redação Na Obra Utopia Do Escritor Inglês Thomas More

Reza October 15, 2022
A Utopia Tomás Morus (thomas More) R 15,90 em Mercado Livre

A obra Utopia, escrita pelo humanista inglês Thomas More em 1516, é considerada uma das mais importantes utopias da literatura ocidental. A obra é composta por duas partes, a primeira é uma carta fictícia de More para um amigo seu, na qual ele descreve a sociedade utópica, e a segunda é uma descrição detalhada da sociedade em si.

Contexto histórico

Para entender a obra Utopia é preciso levar em consideração o contexto histórico em que ela foi escrita. No século XVI, a Europa estava passando por grandes mudanças, tanto sociais como econômicas e políticas. O feudalismo estava sendo substituído pelo capitalismo, o poder da Igreja estava sendo questionado e novas ideias filosóficas estavam surgindo.

More era um humanista cristão que se preocupava com a corrupção da Igreja e com a desigualdade social que existia na Inglaterra do século XVI. Ele via a sociedade utópica como uma forma de resolver esses problemas e criar uma sociedade mais justa e igualitária.

Descrição da sociedade utópica

A sociedade utópica descrita por More é uma sociedade ideal na qual não existe propriedade privada, dinheiro, hierarquia social, crime ou guerra. Todos os bens são comuns e a produção é controlada pelo Estado. Os utopianos trabalham apenas seis horas por dia e têm tempo livre para se dedicar à educação, à cultura e ao lazer.

A sociedade é governada por um conselho de sábios que são eleitos pelos cidadãos. As leis são simples e claras e todos os cidadãos têm direito a voz e voto nas decisões importantes. Os utopianos são incentivados a se dedicar ao bem comum e a ajudar uns aos outros.

Críticas à sociedade utópica

A obra Utopia foi escrita em uma época em que a sociedade utópica era vista como uma forma de resolver os problemas sociais e políticos da época. No entanto, ao longo dos séculos, a sociedade utópica tem sido criticada por diversos motivos:

For more information, please click the button below.
  • Impraticabilidade: muitos críticos argumentam que a sociedade utópica é impraticável na vida real, pois não leva em consideração a natureza humana e a diversidade das culturas;
  • Falta de liberdade individual: a sociedade utópica descrita por More é altamente controlada pelo Estado, o que muitos consideram uma violação da liberdade individual;
  • Falta de incentivo à inovação: a ausência de propriedade privada e de competição pode desestimular a inovação e o progresso tecnológico;
  • Falta de motivação: sem a possibilidade de enriquecimento pessoal ou de ascensão social, muitos argumentam que os utopianos não teriam motivação para trabalhar ou para se dedicar ao bem comum.

Conclusão

A obra Utopia de Thomas More é uma das mais importantes utopias da literatura ocidental. Ela descreve uma sociedade ideal na qual não existe propriedade privada, dinheiro, hierarquia social, crime ou guerra. No entanto, a sociedade utópica tem sido criticada por diversos motivos, como a impraticabilidade, a falta de liberdade individual, a falta de incentivo à inovação e a falta de motivação. Apesar das críticas, a obra de More continua sendo relevante e inspiradora para aqueles que buscam uma sociedade mais justa e igualitária.

FAQs

1. Quem foi Thomas More?

Thomas More foi um humanista cristão e político inglês do século XVI. Ele é conhecido por sua obra Utopia, na qual descreve uma sociedade ideal.

2. O que é uma sociedade utópica?

Uma sociedade utópica é uma sociedade ideal na qual não existem problemas sociais, políticos ou econômicos. Ela é criada a partir de ideias filosóficas e tem como objetivo resolver os problemas da sociedade real.

3. A sociedade utópica descrita por Thomas More é viável?

Muitos críticos argumentam que a sociedade utópica descrita por More é impraticável na vida real, pois não leva em consideração a natureza humana e a diversidade das culturas. No entanto, a obra de More continua sendo relevante e inspiradora para aqueles que buscam uma sociedade mais justa e igualitária.

Related video of redação na obra utopia do escritor ingles thomas more

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait