Realismo No Brasil: Mapa Mental

Reza December 23, 2022
MAPA MENTAL REALISMO NO BRASIL QUINCAS BORBA Português

O Realismo foi um movimento literário que surgiu na Europa no século XIX e que se estendeu por todo o mundo, inclusive no Brasil. O Realismo no Brasil teve início em meados do século XIX e se estendeu até o final do século, tendo como principais representantes Machado de Assis, Aluísio Azevedo e Raul Pompeia. Neste artigo, vamos apresentar um mapa mental sobre o Realismo no Brasil, abordando seus principais aspectos.

O que é o Realismo?

O Realismo foi um movimento literário que surgiu na Europa no século XIX, em oposição ao Romantismo. Enquanto o Romantismo valorizava a subjetividade, a emoção e a imaginação, o Realismo valorizava a objetividade, a razão e a observação da realidade. O Realismo foi influenciado pelo Iluminismo e pelo Positivismo, que defendiam a razão e a ciência.

Características do Realismo no Brasil

O Realismo no Brasil teve início em meados do século XIX e se estendeu até o final do século. Algumas das características do Realismo no Brasil são:

  • Objetividade: os autores realistas buscavam retratar a realidade de forma objetiva, sem idealizações;
  • Observação da realidade: os autores realistas observavam a realidade com atenção aos detalhes, retratando o cotidiano e os costumes da época;
  • Crítica social: os autores realistas faziam críticas sociais, denunciando os problemas e as injustiças da sociedade;
  • Psicologia dos personagens: os autores realistas retratavam os personagens com profundidade psicológica, mostrando suas contradições e suas motivações;
  • Linguagem simples e direta: os autores realistas usavam uma linguagem simples e direta, sem floreios ou rebuscamentos.

Principais representantes do Realismo no Brasil

O Realismo no Brasil teve como principais representantes:

  • Machado de Assis: considerado o maior escritor brasileiro de todos os tempos, Machado de Assis foi um dos principais representantes do Realismo no Brasil. Suas obras retratam a sociedade carioca do século XIX, com suas contradições e seus preconceitos;
  • Aluísio Azevedo: autor de “O Mulato” e “O Cortiço”, Aluísio Azevedo retratou a vida dos pobres e dos marginalizados na cidade de São Luís, no Maranhão;
  • Raul Pompeia: autor de “O Ateneu”, Raul Pompeia retratou a vida em um colégio interno no Rio de Janeiro, mostrando a violência e a opressão que os alunos sofriam;
  • José de Alencar: apesar de ser mais conhecido como um representante do Romantismo, José de Alencar também escreveu obras realistas, como “Senhora” e “Iracema”.

Conclusão

O Realismo no Brasil foi um movimento literário que teve como principais características a objetividade, a observação da realidade, a crítica social, a psicologia dos personagens e a linguagem simples e direta. Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Raul Pompeia e José de Alencar foram alguns dos principais representantes do Realismo no Brasil, deixando obras importantes para a literatura brasileira.

FAQs

Qual foi a principal característica do Realismo no Brasil?

A principal característica do Realismo no Brasil foi a objetividade, ou seja, a busca por retratar a realidade de forma objetiva, sem idealizações.

For more information, please click the button below.

Quais foram os principais representantes do Realismo no Brasil?

Os principais representantes do Realismo no Brasil foram Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Raul Pompeia e José de Alencar.

Quais foram as obras mais importantes do Realismo no Brasil?

Algumas das obras mais importantes do Realismo no Brasil são “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”, de Machado de Assis; “O Mulato” e “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo; “O Ateneu”, de Raul Pompeia; e “Senhora” e “Iracema”, de José de Alencar.

Related video of realismo no brasil mapa mental

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait