Quem Foi Engolido Pela Baleia Na Bíblia?

Reza March 16, 2022
Journey Through Israel Old Jaffa “A Whale of a Tale” Part 1

A história de alguém que foi engolido por uma baleia é uma das mais conhecidas da Bíblia. Ela narra a história de Jonas, um profeta hebreu que foi enviado por Deus para pregar a palavra divina na cidade de Nínive, na Mesopotâmia.

Quem era Jonas?

Jonas era um profeta hebreu, filho de Amitai, natural de Gate-Hefer, uma cidade localizada na região da Galileia, no norte de Israel. Ele foi escolhido por Deus para pregar a palavra divina na cidade de Nínive, na Mesopotâmia, que na época era uma das maiores cidades do mundo.

Qual foi a mensagem que Jonas deveria pregar?

Deus ordenou a Jonas que pregasse uma mensagem de arrependimento para os habitantes de Nínive, que eram conhecidos por sua maldade e crueldade. A mensagem de Jonas era simples: “Em quarenta dias, Nínive será destruída”.

Por que Jonas não queria ir a Nínive?

Jonas, inicialmente, se recusou a obedecer a Deus e ir a Nínive. Ele temia que os habitantes de Nínive não iriam se arrepender e que Deus iria destruir a cidade, o que acabaria por desacreditar a sua mensagem profética. Além disso, ele sabia que os ninivitas eram inimigos dos israelitas e não queria ajudá-los de forma alguma.

Como Jonas foi parar na barriga da baleia?

Depois de fugir da presença de Deus, Jonas embarcou em um navio em direção a Társis, uma cidade da Espanha. Durante a viagem, Deus enviou uma grande tempestade que ameaçou afundar o navio. Os marinheiros, desesperados, jogaram Jonas ao mar para acalmar a ira divina. Nesse momento, uma grande baleia engoliu Jonas e o levou para o fundo do mar, onde ele ficou preso em seu estômago por três dias e três noites.

Como Jonas conseguiu sair da barriga da baleia?

Depois de três dias e três noites dentro da baleia, Jonas finalmente se arrependeu e orou a Deus pedindo ajuda. Deus ouviu a sua oração e ordenou que a baleia o vomitasse na praia. Assim, Jonas foi liberado da barriga da baleia e conseguiu cumprir a sua missão profética em Nínive.

For more information, please click the button below.

O que aconteceu depois que Jonas pregou a mensagem em Nínive?

Surpreendentemente, os habitantes de Nínive ouviram a mensagem de Jonas e se arrependeram dos seus pecados. Eles jejuaram, vestiram roupas de saco e se prostraram diante de Deus, pedindo perdão. Deus, então, se compadeceu deles e não destruiu a cidade, como havia ameaçado. Jonas ficou muito irritado com a decisão de Deus e se queixou, mas Deus o repreendeu e ensinou-lhe uma lição sobre a sua misericórdia e amor pelos seres humanos.

A história de Jonas e da baleia é uma das mais famosas e memoráveis da Bíblia. Ela nos ensina sobre a importância da obediência a Deus e da humildade para reconhecermos os nossos erros e nos arrependermos. Além disso, ela nos mostra que Deus é misericordioso e amoroso, e que está sempre disposto a perdoar e a salvar aqueles que se voltam para Ele.

FAQs

1. A história de Jonas e da baleia é real ou uma alegoria?

Essa é uma questão que divide os estudiosos da Bíblia. Para alguns, a história de Jonas e da baleia é uma alegoria ou uma parábola que ensina uma lição espiritual. Para outros, ela é uma história real, que aconteceu exatamente como é narrada na Bíblia. Independentemente da interpretação, a mensagem da história é clara e atemporal.

2. Por que Jonas ficou tão irritado com a decisão de Deus de não destruir Nínive?

Jonas ficou irritado porque ele queria que Deus destruísse Nínive, como havia ameaçado. Ele achava que os ninivitas não mereciam o perdão e a misericórdia de Deus, por serem inimigos dos israelitas e por serem conhecidos por sua crueldade e maldade. No entanto, Deus o repreendeu e mostrou-lhe que a sua misericórdia se estende a todos os seres humanos, independentemente da sua nacionalidade ou do seu passado.

3. Qual é a lição principal que podemos aprender com a história de Jonas e da baleia?

A lição principal que podemos aprender com a história de Jonas e da baleia é a importância da obediência a Deus e do arrependimento. Jonas desobedeceu a Deus e fugiu da sua missão profética, mas acabou reconhecendo o seu erro e se arrependendo. Deus o perdoou e lhe deu uma segunda chance de cumprir a sua missão. A história nos ensina que, mesmo quando falhamos, Deus está sempre disposto a nos perdoar e a nos dar uma nova oportunidade de servir a Ele.

Related video of quem foi engolido pela baleia na bíblia

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait