"Quem Fere Com Ferro Com Ferro Será Ferido"

Reza November 4, 2022
Quem Com Ferro Fere Com Ferro Será Ferido Bíblia EDUCA

A expressão “quem fere com ferro com ferro será ferido” é um ditado popular que significa que, aqueles que usam a violência ou agressão contra os outros, acabarão sofrendo as consequências de suas ações.

Origem do ditado

A origem do ditado é incerta, mas sabe-se que ele é muito antigo e já era utilizado pelos romanos, que o expressavam na forma de “quod licet Iovi, non licet bovi” (o que é permitido a Júpiter não é permitido ao boi). Mais tarde, a expressão foi adaptada pelos cristãos e passou a ser conhecida como “quem com ferro fere, com ferro será ferido”.

Interpretação

A interpretação mais comum do ditado é que aqueles que usam a violência ou a agressão para resolver seus problemas ou impor sua vontade sobre os outros, acabarão sofrendo as consequências de suas próprias ações. Isso porque a violência gera mais violência e, em algum momento, o agressor pode se tornar vítima de sua própria agressão.

Exemplos

Existem muitos exemplos na história e na vida cotidiana que ilustram o ditado “quem fere com ferro com ferro será ferido”. Alguns desses exemplos são:

  • Países que iniciam guerras acabam sofrendo as consequências em forma de ataques e retaliações;
  • Quando alguém agride outra pessoa, corre o risco de receber uma agressão em resposta;
  • Empresas que exploram seus funcionários acabam tendo problemas trabalhistas e perda de credibilidade;
  • Pessoas que espalham boatos e difamações acabam tendo sua reputação prejudicada;
  • Políticos que utilizam a corrupção para obter vantagens acabam sendo investigados e punidos;
  • Relacionamentos abusivos tendem a terminar mal, com violência física ou psicológica;
  • Atletas que usam doping acabam sendo desqualificados e perdendo sua reputação;

Críticas

Embora o ditado popular “quem fere com ferro com ferro será ferido” seja amplamente aceito, alguns críticos argumentam que ele pode ser interpretado de forma equivocada e, em alguns casos, ser usado para justificar a vingança ou a violência. Alguns argumentam que a mensagem do ditado deve ser interpretada como um alerta para os perigos da violência, em vez de uma promessa de justiça divina ou vingança.

Conclusão

O ditado popular “quem fere com ferro com ferro será ferido” é uma mensagem importante de que a violência e a agressão não são soluções para os problemas. Embora não haja garantia de que os agressores sofrerão as consequências de suas ações, é importante lembrar que a violência gera mais violência e que a melhor maneira de resolver conflitos é através do diálogo, da empatia e do respeito mútuo.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. O ditado “quem fere com ferro com ferro será ferido” é uma promessa de justiça divina?

Não, o ditado não é uma promessa de justiça divina ou vingança. Ele é uma mensagem de que a violência e a agressão não são soluções para os problemas e que aqueles que usam a violência podem acabar sofrendo as consequências de suas próprias ações.

2. O ditado “quem fere com ferro com ferro será ferido” pode ser usado para justificar a vingança?

Não, o ditado não deve ser interpretado como uma justificativa para a vingança ou a violência. A mensagem do ditado deve ser interpretada como um alerta para os perigos da violência e da agressão, em vez de uma promessa de justiça divina ou vingança.

3. Existem situações em que a violência é justificada?

Não, a violência nunca é justificada. Existem maneiras mais eficazes de resolver conflitos, como através do diálogo, da negociação e do respeito mútuo. A violência só gera mais violência e pode causar danos irreparáveis às pessoas envolvidas.

Related video of quem fere com ferro com ferro será ferido

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait