Quem Eram Os Publicanos Na Bíblia?

Reza August 14, 2021
Quem foram os publicanos, cobradores de impostos e "pecados"?

Os publicanos eram um grupo de pessoas considerado impuro e pecador na sociedade judaica do primeiro século. Eles eram coletores de impostos que trabalhavam para o governo romano e eram conhecidos por sua corrupção e exploração financeira. Devido a sua profissão, eles eram vistos como traidores do povo judeu, que estava sob o domínio romano.

Origem dos Publicanos

A palavra “publicano” vem do latim publicanus, que significa “funcionário público”. Na época do Novo Testamento, os publicanos eram coletores de impostos que trabalhavam para o governo romano. Eles eram responsáveis por coletar os impostos sobre bens e serviços, como alimentos, roupas e animais, entre outros. Também coletavam impostos sobre a venda de terras e propriedades.

Os publicanos eram considerados traidores pelos judeus porque colaboravam com o domínio romano. Além disso, muitos publicanos eram conhecidos por sua corrupção e exploração financeira, cobrando impostos além do que era devido e enriquecendo-se com o dinheiro dos outros. Isso os tornava impuros e pecadores, segundo a tradição religiosa judaica.

Os Publicanos na Bíblia

Os publicanos são mencionados várias vezes no Novo Testamento, principalmente nos Evangelhos. Eles são frequentemente mencionados em conexão com os fariseus, os líderes religiosos da época, que frequentemente criticavam Jesus por associar-se com publicanos e outros pecadores.

Em Lucas 18:9-14, Jesus conta a parábola do fariseu e do publicano. O fariseu é apresentado como alguém que se considera justo e superior aos outros, enquanto o publicano reconhece sua pecaminosidade e pede a misericórdia de Deus. Jesus ensina que aqueles que se exaltam serão humilhados, enquanto aqueles que se humilham serão exaltados.

Em Mateus 9:9-13, Jesus chama um publicano chamado Mateus para segui-lo. Mateus era um coletor de impostos e, portanto, considerado impuro e pecador. No entanto, Jesus não se importou com a sua profissão e o chamou para ser seu discípulo. Isso causou indignação entre os fariseus, que questionaram por que Jesus estava comendo com publicanos e pecadores.

For more information, please click the button below.

Os Publicanos na Sociedade Judaica

Os publicanos eram considerados traidores pelos judeus porque colaboravam com o domínio romano. Além disso, muitos publicanos eram conhecidos por sua corrupção e exploração financeira, cobrando impostos além do que era devido e enriquecendo-se com o dinheiro dos outros. Isso os tornava impuros e pecadores, segundo a tradição religiosa judaica.

Os publicanos eram excluídos da comunidade religiosa judaica e não podiam participar de certas atividades religiosas, como entrar no templo ou serem testemunhas em tribunal. Eles eram vistos como pessoas impuras e não confiáveis, que não podiam ser confiadas para seguir a lei de Deus.

Conclusão

Os publicanos eram um grupo de pessoas impuras e pecadoras na sociedade judaica do primeiro século. Eles eram coletores de impostos que trabalhavam para o governo romano e eram conhecidos por sua corrupção e exploração financeira. Devido à sua profissão, eram vistos como traidores do povo judeu, que estava sob o domínio romano. Eles eram excluídos da comunidade religiosa judaica e eram considerados impuros e não confiáveis. No entanto, Jesus não se importou com a profissão dos publicanos e os chamou para segui-lo, ensinando que todos são iguais perante Deus e que a misericórdia deve ser estendida a todos.

FAQs

1. Os publicanos eram judeus ou romanos?

Os publicanos eram judeus que trabalhavam como coletores de impostos para o governo romano. Eles eram vistos como traidores pelos judeus porque colaboravam com o domínio romano.

2. Por que os publicanos eram considerados impuros?

Os publicanos eram considerados impuros porque trabalhavam para o governo romano, que era visto pelos judeus como um inimigo opressor. Além disso, muitos publicanos eram conhecidos por sua corrupção e exploração financeira, cobrando impostos além do que era devido e enriquecendo-se com o dinheiro dos outros.

3. Como Jesus tratou os publicanos?

Jesus tratou os publicanos com amor e compaixão, ensinando que todos são iguais perante Deus e que a misericórdia deve ser estendida a todos. Ele chamou um publicano chamado Mateus para segui-lo e se associou com outros publicanos e pecadores, o que causou indignação entre os fariseus.

Related video of quem eram os publicanos na bíblia

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait