Que Passagem Da História De Roma Está Representado Na Charge?

Reza April 18, 2021
Que Passagem Da História De Roma Está Representado Na Charge EDUCA

Introdução

A charge é um tipo de ilustração que utiliza o humor para criticar ou satirizar algum tema ou situação. Muitas vezes, as charges abordam temas históricos, políticos e sociais, e é comum que sejam feitas alusões a acontecimentos importantes do passado. Nesse sentido, a charge em questão faz referência a uma passagem da história de Roma.

Desenvolvimento

A charge em questão apresenta uma imagem em que um personagem com roupas romanas e uma coroa está sentado em um trono, enquanto é servido por um escravo. Ao fundo, é possível ver uma multidão de pessoas em uma praça. A passagem da história de Roma que está sendo representada na charge é a figura de Júlio César, um dos mais importantes líderes políticos e militares de Roma. César nasceu em 100 a.C. e foi assassinado em 44 a.C. Ele é conhecido por ter sido um dos responsáveis pela queda da República Romana e pela ascensão do Império Romano. A charge faz referência ao período em que César governava Roma como um ditador. Em 44 a.C., ele foi nomeado ditador vitalício pelo Senado Romano, o que lhe dava poderes quase absolutos sobre a cidade. Na charge, o personagem sentado no trono representa César como um líder autoritário e opressor, que se utiliza de escravos para servi-lo. A figura do escravo na charge é uma referência à instituição da escravidão em Roma. Na época de César, a escravidão era uma prática comum na sociedade romana. Os escravos eram considerados propriedade dos seus donos e eram utilizados para realizar trabalhos braçais e domésticos. Na charge, o escravo que serve o líder romano representa a exploração e a opressão dos mais fracos pela elite dominante. A multidão de pessoas na praça ao fundo da imagem representa o povo romano. Na época de César, a sociedade romana estava dividida em diferentes camadas sociais, sendo que os mais pobres e desfavorecidos constituíam a maioria da população. Na charge, a presença da multidão sugere que existia uma insatisfação popular com o governo de César e com as condições de vida da população em geral.

Conclusão

Em resumo, a charge em questão representa uma passagem da história de Roma que se refere ao governo de Júlio César como um ditador autoritário e opressor. A figura do escravo e da multidão de pessoas ao fundo da imagem são referências à exploração e à insatisfação popular que existiam na sociedade romana da época. Através do humor, a charge critica a figura de César e a forma como ele governava a cidade.

FAQs

1. Qual foi o papel de Júlio César na história de Roma?

Júlio César foi um dos mais importantes líderes políticos e militares de Roma. Ele foi responsável pela conquista de várias regiões do mundo conhecido na época, e é considerado um dos responsáveis pela queda da República Romana e pela ascensão do Império Romano.

2. Como a escravidão era vista na sociedade romana?

Na sociedade romana, a escravidão era vista como uma prática comum e aceitável. Os escravos eram considerados propriedade dos seus donos e eram utilizados para realizar trabalhos braçais e domésticos.

3. Qual é a importância da charge como forma de crítica social?

A charge é uma forma de crítica social que utiliza o humor para abordar temas importantes e controversos. Por meio do desenho e da sátira, a charge pode transmitir mensagens críticas e questionadoras, provocando reflexões sobre questões políticas, sociais e culturais.

For more information, please click the button below.

Related video of que passagem da história de roma está representado na charge

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait