Que Faculdade Fazer Para Ser Perito Criminal?

Reza July 7, 2022
Curso de Perícia Criminal simulação de local e crime) Sympla

Para se tornar um perito criminal é necessário ter formação superior em uma área específica, a fim de adquirir conhecimentos técnicos e científicos necessários para atuar na área. A seguir, são apresentadas as principais opções de cursos de graduação que podem ser seguidas nesta carreira:

1. Ciências Biológicas

Os profissionais formados em Ciências Biológicas estudam a vida em todas as suas formas, desde os seres unicelulares até os mais complexos. Além disso, eles aprendem sobre a diversidade da vida, sua evolução, funcionamento e interações entre os organismos. Esses conhecimentos são fundamentais para a atuação do perito criminal em diversas áreas, como análise de vestígios biológicos em locais de crime, identificação de espécies animais e vegetais, entre outras.

2. Química

A Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades e transformações da matéria. O perito criminal com formação em Química pode atuar em diversas áreas, como análise de substâncias químicas em locais de crime, identificação de drogas e venenos, análise de explosivos, entre outras.

3. Física

A Física é a ciência que estuda as propriedades da matéria e da energia, e suas interações. O perito criminal com formação em Física pode atuar em diversas áreas, como análise de acidentes de trânsito, análise de armas de fogo, análise de documentos falsificados, entre outras.

4. Farmácia

A Farmácia é a ciência que estuda os medicamentos, sua composição, preparação, controle de qualidade e efeitos no organismo humano. O perito criminal com formação em Farmácia pode atuar em diversas áreas, como análise de substâncias em locais de crime, identificação de medicamentos e drogas, análise de venenos e substâncias tóxicas, entre outras.

5. Odontologia

A Odontologia é a ciência que estuda os dentes, a boca e os ossos da face. O perito criminal com formação em Odontologia pode atuar em diversas áreas, como análise de lesões em ossos e dentes em locais de crime, identificação de vítimas de desastres, identificação de restos mortais, entre outras.

For more information, please click the button below.

6. Engenharia

A Engenharia é a área que aplica os conhecimentos científicos e tecnológicos para a resolução de problemas práticos. O perito criminal com formação em Engenharia pode atuar em diversas áreas, como análise de acidentes de trânsito, análise de estruturas de edifícios, análise de incêndios, entre outras.

7. Informática

A Informática é a ciência que estuda a computação e suas aplicações. O perito criminal com formação em Informática pode atuar em diversas áreas, como análise de dados em computadores e celulares de suspeitos, análise de vídeos de câmeras de segurança, análise de sistemas de segurança, entre outras.

Conclusão

Para se tornar um perito criminal, é necessário ter formação superior em uma área específica, de acordo com as necessidades do cargo. É importante destacar que, além da formação acadêmica, é necessário ter conhecimentos técnicos, habilidades de investigação e análise, e seguir as regulamentações e normas da profissão. A carreira de perito criminal pode ser bastante desafiadora, mas também é uma oportunidade de contribuir para a justiça e para a sociedade.

FAQs

1. Qual é a diferença entre um perito criminal e um investigador?

O perito criminal é um profissional que tem formação acadêmica específica e é responsável por analisar, interpretar e relatar evidências físicas em locais de crime. Já o investigador é responsável por coletar informações e evidências em uma investigação, mas não tem formação acadêmica específica para análise e interpretação de evidências físicas.

2. É possível se tornar um perito criminal sem ter formação superior?

Não, é necessário ter formação superior em uma área específica para atuar como perito criminal. Além disso, é preciso seguir as regulamentações e normas da profissão, e ter conhecimentos técnicos e habilidades de investigação e análise.

3. Quais são as principais habilidades necessárias para atuar como perito criminal?

Algumas das principais habilidades necessárias para atuar como perito criminal são: habilidade de observação, atenção aos detalhes, raciocínio lógico, conhecimentos técnicos e científicos, habilidade de análise e interpretação de evidências físicas, comunicação clara e objetiva, e ética profissional.

Related video of que faculdade fazer para ser perito criminal

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait