Quantos Tijolos Vão Em Um Metro Quadrado?

Reza June 21, 2022
QUANTO DE TIJOLO POR METRO QUADRADO NA PAREDE YouTube

Essa é uma pergunta bastante comum entre pessoas que desejam construir ou reformar uma casa. A quantidade de tijolos necessários para construir uma parede ou um muro depende do tamanho dos tijolos e da área que será construída.

Tamanho dos tijolos

Os tijolos podem ter diferentes tamanhos, mas os mais comuns no Brasil são:

  • 9 x 19 x 19 cm
  • 9 x 14 x 19 cm
  • 11 x 14 x 22 cm

O tamanho mais utilizado é o de 9 x 19 x 19 cm, também chamado de tijolo deitado. Esse tamanho é considerado padrão e é utilizado na maioria das construções.

Cálculo da quantidade de tijolos por metro quadrado

Para calcular a quantidade de tijolos por metro quadrado, é necessário levar em consideração o tamanho dos tijolos e a largura da junta de argamassa entre eles.

Geralmente, utiliza-se uma junta de argamassa de 1 cm, ou seja, a largura da parede será a soma do tamanho do tijolo mais a largura da junta de argamassa.

Assim, o cálculo da quantidade de tijolos por metro quadrado pode ser feito da seguinte forma:

For more information, please click the button below.

Área da parede = altura x largura

Quantidade de tijolos = (área da parede / área do tijolo) x fator de corte

O fator de corte é utilizado para levar em consideração as perdas de tijolos durante a construção, que podem ocorrer devido a quebras, cortes ou desperdícios de argamassa.

O fator de corte varia de acordo com o tipo de construção e pode ser de 5% a 20%. Por exemplo, para uma construção simples, pode-se utilizar um fator de corte de 10%, enquanto para uma construção mais complexa, como uma chaminé, pode-se utilizar um fator de corte de 20%.

Exemplo de cálculo da quantidade de tijolos por metro quadrado

Suponha que se deseja construir uma parede de 3 metros de altura por 4 metros de largura, utilizando tijolos de 9 x 19 x 19 cm e uma junta de argamassa de 1 cm.

Área da parede = altura x largura
Área da parede = 3 m x 4 m
Área da parede = 12 m²

Área do tijolo = largura x altura
Área do tijolo = (0,19 m + 0,01 m) x (0,09 m + 0,01 m)
Área do tijolo = 0,02 m²

Quantidade de tijolos = (área da parede / área do tijolo) x fator de corte
Quantidade de tijolos = (12 m² / 0,02 m²) x 1,1
Quantidade de tijolos = 660 tijolos

Assim, seriam necessários cerca de 660 tijolos para construir uma parede de 3 metros de altura por 4 metros de largura, utilizando tijolos de 9 x 19 x 19 cm e uma junta de argamassa de 1 cm, considerando um fator de corte de 10%.

Conclusão

A quantidade de tijolos por metro quadrado depende do tamanho dos tijolos e da largura da junta de argamassa entre eles. Para calcular a quantidade de tijolos necessários, é necessário conhecer a área da parede e a área do tijolo, e levar em consideração as perdas de tijolos durante a construção.

FAQs

1. É possível utilizar diferentes tamanhos de tijolos na mesma parede?

Sim, é possível utilizar diferentes tamanhos de tijolos na mesma parede, desde que as dimensões e as juntas de argamassa sejam adequadas para garantir a estabilidade da estrutura.

2. Como escolher o fator de corte?

O fator de corte deve ser escolhido de acordo com o tipo de construção e com a experiência do profissional responsável pela obra. Em geral, utiliza-se um fator de corte de 10% para construções simples e de até 20% para construções mais complexas.

3. É possível calcular a quantidade de tijolos por metro quadrado para outras dimensões de tijolos?

Sim, é possível calcular a quantidade de tijolos por metro quadrado para outras dimensões de tijolos, utilizando a mesma fórmula apresentada neste texto, mas com as dimensões e a área do tijolo correspondentes.

Related video of quantos tijolos vai em um metro quadrado

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait