Quanto Tempo A Injeção Anticoncepcional Faz Efeito

Reza October 31, 2021
Principais métodos anticoncepcionais Infográfico Drauzio Varella

Introdução

A injeção anticoncepcional é um método contraceptivo que tem como objetivo prevenir a gravidez. Esse método é realizado por meio de uma injeção intramuscular que contém hormônios, sendo que a sua eficácia depende da correta aplicação e do tempo de duração da sua ação. Por isso, é importante entender quanto tempo a injeção anticoncepcional faz efeito para que seja possível utilizar esse método de forma segura e eficaz.

Tempo de ação da injeção anticoncepcional

O tempo de ação da injeção anticoncepcional é variável e depende do tipo de hormônio utilizado na sua composição. No entanto, em geral, a injeção anticoncepcional pode proteger contra a gravidez por um período que varia entre 1 e 3 meses.

Injeção anticoncepcional de progesterona

A injeção anticoncepcional de progesterona é um método contraceptivo que contém apenas o hormônio progesterona. Esse tipo de injeção pode fazer efeito em um período que varia entre 1 e 3 meses. No entanto, é importante lembrar que o início da sua ação pode levar alguns dias, sendo que a sua eficácia máxima é alcançada após 15 dias da aplicação.

Injeção anticoncepcional combinada

A injeção anticoncepcional combinada é um método contraceptivo que contém uma combinação dos hormônios estrogênio e progesterona. Esse tipo de injeção pode fazer efeito em um período que varia entre 1 e 3 meses. No entanto, é importante lembrar que o início da sua ação pode levar alguns dias, sendo que a sua eficácia máxima é alcançada após 7 dias da aplicação.

Recomendações para a utilização da injeção anticoncepcional

Para que a injeção anticoncepcional seja eficaz e segura, é importante seguir algumas recomendações, como:

  • A aplicação da injeção deve ser realizada por um profissional de saúde;
  • A aplicação deve ser realizada no braço ou na nádega;
  • A injeção deve ser aplicada na data prevista, sem atrasos;
  • É importante realizar um exame ginecológico antes de iniciar o uso da injeção anticoncepcional;
  • A injeção não protege contra doenças sexualmente transmissíveis, sendo necessário o uso de preservativo para prevenção;
  • Caso ocorra atraso na aplicação da injeção, é recomendado o uso de preservativo durante as relações sexuais até a próxima aplicação;
  • Em caso de dúvidas, é importante buscar orientação médica.

Conclusão

A injeção anticoncepcional é um método contraceptivo eficaz e seguro quando utilizado de forma correta. O seu tempo de ação varia entre 1 e 3 meses, dependendo do tipo de hormônio utilizado na sua composição. Por isso, é importante seguir as recomendações médicas para garantir a sua eficácia e segurança.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. É necessário realizar um exame ginecológico antes de iniciar o uso da injeção anticoncepcional?

Sim. É importante realizar um exame ginecológico antes de iniciar o uso da injeção anticoncepcional para avaliar a saúde da mulher e garantir que não existam contraindicações para o uso desse método contraceptivo.

2. A injeção anticoncepcional protege contra doenças sexualmente transmissíveis?

Não. A injeção anticoncepcional não protege contra doenças sexualmente transmissíveis, sendo necessário o uso de preservativo para prevenção.

3. O que fazer em caso de atraso na aplicação da injeção anticoncepcional?

Em caso de atraso na aplicação da injeção anticoncepcional, é recomendado o uso de preservativo durante as relações sexuais até a próxima aplicação. Além disso, é importante buscar orientação médica para verificar a necessidade de uso de outros métodos contraceptivos de emergência.

Related video of quanto tempo a injeção anticoncepcional faz efeito

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait