Quanto É 3 Elevado A Quinta Potência?

Reza July 7, 2021
Potenciação slide

A expressão “3 elevado a quinta potência” é uma forma matemática de escrever que o número 3 será multiplicado por ele mesmo cinco vezes. Em outras palavras, é a multiplicação de 3 por 3 por 3 por 3 por 3. Para resolver essa expressão, basta fazer o cálculo.

Cálculo de 3 elevado a quinta potência

Para calcular 3 elevado a quinta potência, basta fazer a multiplicação de 3 por ele mesmo cinco vezes:

3 x 3 x 3 x 3 x 3 = 243

Portanto, a resposta é que 3 elevado a quinta potência é igual a 243.

Explicação da potenciação

A potenciação é uma operação matemática que representa a multiplicação de um número por ele mesmo várias vezes. Ela é representada por um número base elevado a um expoente. O número base é o número que será multiplicado e o expoente indica quantas vezes ele será multiplicado por si mesmo.

Por exemplo, a expressão “4 elevado a terceira potência” significa que o número 4 será multiplicado por ele mesmo três vezes:

For more information, please click the button below.

4 x 4 x 4 = 64

Na potenciação, o número base pode ser qualquer número real, positivo ou negativo. Já o expoente deve ser um número inteiro, positivo ou negativo.

Quando o expoente é positivo, o resultado da potenciação é sempre um número positivo. Quando o expoente é negativo, o resultado da potenciação é um número decimal ou uma fração.

Propriedades da potenciação

A potenciação possui algumas propriedades que facilitam o seu cálculo e permitem a simplificação de expressões. As principais propriedades são:

Produto de potências de mesma base

Quando temos duas potências com a mesma base, podemos multiplicar os expoentes e manter a mesma base. Por exemplo:

2 elevado a terceira potência x 2 elevado a quarta potência = 2 elevado a sétima potência

Quociente de potências de mesma base

Quando temos duas potências com a mesma base, podemos dividir os expoentes e manter a mesma base. Por exemplo:

5 elevado a quinta potência ÷ 5 elevado a terceira potência = 5 elevado a segunda potência

Potência de potência

Quando temos uma potência elevada a um expoente, podemos multiplicar os expoentes e manter a mesma base. Por exemplo:

(2 elevado a terceira potência) elevado a quinta potência = 2 elevado a décima quinta potência

Potência de um produto

Quando temos um produto elevado a um expoente, podemos elevar cada fator do produto ao expoente e depois multiplicar. Por exemplo:

(3 x 4) elevado a terceira potência = 3 elevado a terceira potência x 4 elevado a terceira potência = 27 x 64 = 1728

Conclusão

Em resumo, a expressão “3 elevado a quinta potência” significa que o número 3 será multiplicado por ele mesmo cinco vezes. O cálculo dessa expressão resulta em 243. A potenciação é uma operação matemática que representa a multiplicação de um número por ele mesmo várias vezes e possui propriedades que facilitam o seu cálculo e permitem a simplificação de expressões.

FAQs

1. Como calcular uma potência?

Para calcular uma potência, basta elevar o número base ao expoente indicado. Por exemplo, para calcular 2 elevado a quarta potência, basta multiplicar 2 por ele mesmo quatro vezes: 2 x 2 x 2 x 2 = 16.

2. O que é um expoente negativo?

Um expoente negativo indica que o número base será dividido por ele mesmo várias vezes. Por exemplo, 2 elevado a -3 é o mesmo que 1 ÷ (2 x 2 x 2) = 1/8.

3. Como simplificar expressões com potências?

Para simplificar expressões com potências, é preciso aplicar as propriedades da potenciação. Por exemplo, para simplificar a expressão 2 elevado a terceira potência x 2 elevado a quarta potência, basta usar a propriedade do produto de potências de mesma base e somar os expoentes: 2 elevado a sétima potência.

Related video of quanto é 3 elevado a quinta potência

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait