Quantas Questões Tem Que Acertar Na Obmep?

Reza August 14, 2021
Prova e Gabarito de Matemática da OBMEP 2014 Nível 8º e 9º Ano

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma competição nacional que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. A prova é realizada em duas fases, sendo a primeira composta por 20 questões objetivas e a segunda por 6 questões discursivas.

Fase 1

Na primeira fase da OBMEP, o aluno deve acertar um número mínimo de questões para se classificar para a segunda fase da competição. Esse número varia de acordo com o nível de ensino do estudante, sendo:

  • Nível 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental): acertar pelo menos 10 questões
  • Nível 2 (8º e 9º anos do ensino fundamental): acertar pelo menos 11 questões
  • Nível 3 (ensino médio): acertar pelo menos 12 questões

É importante ressaltar que a OBMEP é uma competição bastante concorrida, e que muitos estudantes excelentes em matemática não conseguem atingir a nota mínima para se classificar para a segunda fase. Por isso, é fundamental que os alunos se preparem adequadamente para a prova, estudando com antecedência e praticando exercícios.

Fase 2

Na segunda fase da OBMEP, os alunos classificados na primeira fase precisam responder a 6 questões discursivas. A nota final do estudante é calculada a partir da soma das notas obtidas nas duas fases da competição.

Nessa fase, não há uma pontuação mínima para se classificar ou para ganhar medalhas. Os alunos são avaliados de acordo com o desempenho em relação aos demais participantes, e a pontuação varia de acordo com a complexidade das questões respondidas.

Conclusão

A OBMEP é uma competição importante para o estímulo ao estudo da matemática e para a identificação de talentos na área. Para se classificar para a segunda fase, é necessário acertar um número mínimo de questões, que varia de acordo com o nível de ensino do estudante. Na segunda fase, os alunos são avaliados de acordo com o desempenho em relação aos demais participantes, e não há uma pontuação mínima para se classificar ou para ganhar medalhas. Por isso, é fundamental que os alunos se preparem adequadamente para a prova, estudando com antecedência e praticando exercícios.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Qual é a premiação da OBMEP?

Os alunos que se destacam na OBMEP recebem medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas. Além disso, os estudantes que se saem bem na competição podem ter a oportunidade de participar de programas de iniciação científica e de estudos avançados em matemática.

2. Como posso me preparar para a OBMEP?

Para se preparar para a OBMEP, é importante estudar com antecedência e praticar exercícios. Além disso, é recomendável participar de grupos de estudo e de competições de matemática locais, para ganhar maior experiência e confiança.

3. Qual é a importância da OBMEP?

A OBMEP é importante porque estimula o estudo da matemática e identifica talentos na área. Além disso, a competição pode abrir portas para os estudantes que desejam seguir carreira na área, proporcionando oportunidades de iniciação científica e de estudos avançados em matemática.

Related video of quantas questões tem que acertar na obmep

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait