Quantas Parábolas Tem No Livro De Mateus?

Reza January 24, 2023
PPT O Livro de Mateus PowerPoint Presentation, free download ID5566167

Introdução

O livro de Mateus é um dos quatro evangelhos presentes na Bíblia Sagrada. Ele é composto por 28 capítulos e apresenta diversas parábolas contadas por Jesus. Neste artigo, vamos responder à pergunta: quantas parábolas tem no livro de Mateus?

Parábolas no livro de Mateus

As parábolas são histórias simples contadas por Jesus para transmitir lições importantes sobre a vida e a fé. No livro de Mateus, encontramos diversas parábolas que abordam temas como o amor ao próximo, o perdão, a justiça e a salvação. Entre as parábolas mais conhecidas do livro de Mateus, podemos citar:

  • A parábola do semeador (Mateus 13:3-9)
  • A parábola do joio e do trigo (Mateus 13:24-30)
  • A parábola do tesouro escondido (Mateus 13:44)
  • A parábola do bom samaritano (Mateus 10:25-37)
  • A parábola das dez virgens (Mateus 25:1-13)

Quantas parábolas tem no livro de Mateus?

Ao todo, o livro de Mateus apresenta 23 parábolas. Essas histórias são contadas ao longo dos capítulos 13, 18, 20, 21, 22, 24 e 25. A seguir, vamos apresentar cada uma dessas parábolas e a lição que elas transmitem.

Parábolas em Mateus capítulo 13

1. Parábola do semeador

Nesta parábola, Jesus conta a história de um semeador que saiu para semear suas sementes. Algumas caíram no caminho e foram comidas pelos pássaros, outras caíram em solo pedregoso e não cresceram, outras caíram entre os espinhos e foram sufocadas e, por fim, algumas caíram em solo fértil e produziram um bom fruto. A lição desta parábola é que a Palavra de Deus é como uma semente que precisa cair em solo fértil para crescer e frutificar.

2. Parábola do joio e do trigo

Nesta parábola, Jesus conta a história de um homem que semeou trigo em seu campo, mas durante a noite, um inimigo veio e semeou joio no meio do trigo. Quando os trabalhadores viram o joio crescendo junto com o trigo, perguntaram ao dono do campo se ele deveria arrancar o joio. O dono respondeu que não, pois isso poderia prejudicar o trigo. Ele disse que deixaria o joio crescer junto com o trigo e que na hora da colheita, separaria um do outro. A lição desta parábola é que o mal pode crescer junto com o bem, mas que no final, Deus irá separar um do outro.

3. Parábola do grão de mostarda

Nesta parábola, Jesus compara o Reino dos Céus a um grão de mostarda que é a menor de todas as sementes, mas que quando cresce, se torna uma grande árvore. A lição desta parábola é que o Reino dos Céus pode começar pequeno, mas crescerá e se tornará grande.

For more information, please click the button below.

4. Parábola do fermento

Nesta parábola, Jesus compara o Reino dos Céus a um pouco de fermento que uma mulher mistura em três medidas de farinha, fazendo com que toda a massa cresça. A lição desta parábola é que o Reino dos Céus pode se espalhar como o fermento em uma massa de pão.

5. Parábola do tesouro escondido

Nesta parábola, Jesus conta a história de um homem que encontra um tesouro escondido em um campo e vende tudo o que tinha para comprar aquele campo. A lição desta parábola é que o Reino dos Céus é tão valioso que vale a pena abandonar tudo o que temos para obtê-lo.

6. Parábola da pérola de grande valor

Nesta parábola, Jesus compara o Reino dos Céus a uma pérola de grande valor que um comerciante encontra e vende tudo o que tem para comprá-la. A lição desta parábola é que o Reino dos Céus é tão valioso que vale a pena abandonar tudo o que temos para obtê-lo.

7. Parábola da rede

Nesta parábola, Jesus compara o Reino dos Céus a uma rede que é lançada ao mar e pega peixes de todos os tipos. Quando a rede é puxada para a praia, os pescadores separam os peixes bons dos ruins. A lição desta parábola é que no final dos tempos, Deus irá separar os bons dos maus.

Parábolas em Mateus capítulo 18

8. Parábola da ovelha perdida

Nesta parábola, Jesus conta a história de um pastor que tinha cem ovelhas e perdeu uma. Ele deixa as outras 99 no pasto e vai em busca da ovelha perdida. Quando a encontra, ele a carrega nos ombros de volta para casa e faz uma festa para celebrar. A lição desta parábola é que Deus se importa com cada um de nós e que ele nos busca quando nos afastamos dele.

9. Parábola do servo implacável

Nesta parábola, Jesus conta a história de um rei que perdoou a dívida de um servo, mas este mesmo servo se recusou a perdoar a dívida de outro servo. O rei ficou irado com a atitude do servo e o entregou aos torturadores. A lição desta parábola é que devemos perdoar os outros assim como Deus nos perdoou.

Parábolas em Mateus capítulo 20

10. Parábola dos trabalhadores na vinha

Nesta parábola, Jesus compara o Reino dos Céus a um homem que contrata trabalhadores para trabalhar em sua vinha. Ele contrata alguns no início do dia e outros no final, mas paga a todos a mesma quantia no final do dia. A lição desta parábola é que Deus nos trata com igualdade, independentemente de quanto tempo servimos a ele.

Parábolas em Mateus capítulo 21

11. Parábola dos dois filhos

Nesta parábola, Jesus conta a história de um homem que pede a seus dois filhos para trabalharem em sua vinha. Um diz que sim, mas não vai, e o outro diz que não, mas depois se arrepende e vai. A lição desta parábola é que devemos obedecer a Deus não apenas com nossas palavras, mas com nossas ações.

12. Parábola dos lavradores maus

Nesta parábola, Jesus compara o Reino dos Céus a um dono de uma vinha que aluga sua vinha para alguns lavradores. Quando o dono envia seus servos para receberem o fruto da vinha, os lavradores os agridem e matam. Por fim, o dono envia seu filho, mas os lavradores o matam também. A lição desta parábola é que Deus é o dono da vinha e que ele enviará seu filho para salvar a humanidade, mas muitos rejeitarão sua mensagem.

13. Parábola do banquete de casamento

Nesta parábola, Jesus compara o Reino dos Céus a um rei que faz um banquete de casamento para seu filho, mas os convidados não vão. Então, ele convida outras pessoas para o banquete. A lição desta parábola é que Deus convida a todos para fazerem parte do seu Reino, mas muitos rejeitam o convite.

Parábolas em Mateus capítulo 22

14. Parábola das bodas

Nesta parábola, Jesus compara o Reino dos Céus a um rei que faz um banquete de casamento para seu filho,

Related video of quantas parábolas tem no livro de mateus

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait