Quando Se Pode Ultrapassar Outro Veículo Pela Direita?

Reza January 23, 2022
Instituto de Desenvolvimento para Educação no Trânsito Ultrapassagem

Uma das principais regras de trânsito é que a ultrapassagem deve ser feita sempre pela esquerda. No entanto, existem algumas situações em que se pode ultrapassar outro veículo pela direita. Essas situações são definidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e devem ser seguidas pelos condutores para evitar multas e acidentes.

Situações em que é permitido ultrapassar pela direita

De acordo com o artigo 29 do CTB, é permitido ultrapassar pela direita apenas nas seguintes situações:

  • Quando o veículo da frente estiver sinalizando que vai entrar à esquerda;
  • Quando o trânsito estiver congestionado e os veículos estiverem parados na faixa da esquerda;
  • Quando o veículo da frente estiver na faixa da esquerda e houver mais de uma faixa na mesma direção;
  • Quando a sinalização da via permitir.

É importante lembrar que mesmo nessas situações é preciso tomar cuidado ao ultrapassar pela direita, pois o condutor pode não estar esperando essa manobra e acabar mudando de faixa sem perceber a presença do outro veículo.

Quando não é permitido ultrapassar pela direita

Além das situações em que é permitido ultrapassar pela direita, existem outras em que essa manobra é proibida. De acordo com o artigo 198 do CTB, é proibido ultrapassar pela direita em vias com duas ou mais faixas no mesmo sentido, exceto nos casos previstos no artigo 29.

Também é proibido ultrapassar pela direita em algumas situações específicas, como em cruzamentos, curvas, aclives e declives acentuados, locais com visibilidade reduzida e em trechos de pista simples com faixa contínua à esquerda.

Conclusão

Ultrpassar pela direita é uma manobra que deve ser feita com muita cautela e apenas em situações específicas. O condutor deve estar sempre atento às sinalizações da via e aos movimentos dos veículos ao seu redor para evitar acidentes e multas. Em caso de dúvida, é melhor aguardar e não arriscar uma manobra que pode colocar a segurança no trânsito em risco.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Qual a penalidade para quem ultrapassa pela direita sem estar em uma das situações previstas no CTB?

De acordo com o artigo 191 do CTB, ultrapassar pela direita em local proibido é considerado uma infração grave, que pode resultar em multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.

2. É permitido ultrapassar pela direita em vias de mão única?

Não, a ultrapassagem pela direita é permitida apenas em vias com duas ou mais faixas no mesmo sentido, exceto nos casos previstos no artigo 29 do CTB.

3. O que fazer se um veículo ultrapassar pela direita de forma perigosa?

Se um veículo ultrapassar pela direita de forma perigosa, o condutor deve anotar a placa do veículo e, se possível, registrar o ocorrido com fotos ou vídeos. Em seguida, deve procurar uma delegacia de polícia ou um posto da Polícia Rodoviária Federal para registrar um boletim de ocorrência e denunciar a infração.

Related video of quando se pode ultrapassar outro veículo pela direita

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait