Quando Lewis Carroll Presenteou Alice

Reza August 17, 2021
Quando Lewis Carroll Presenteou Alice EDUCA

Lewis Carroll, pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson, é conhecido mundialmente como o autor da obra Alice no País das Maravilhas. Publicado em 1865, o livro é um clássico da literatura infantil e até hoje encanta crianças e adultos ao redor do mundo.

Mas você sabia que a história de Alice surgiu a partir de um presente dado por Carroll para uma menina chamada Alice Liddell?

Quem foi Alice Liddell?

Alice Pleasance Liddell nasceu em 1852 em Westminster, na Inglaterra. Filha de Henry George Liddell, decano da Christ Church, uma das faculdades da Universidade de Oxford, Alice cresceu em um ambiente intelectual e cercada de livros.

Em 1856, a família Liddell se mudou para Oxford, onde Alice conheceu Charles Lutwidge Dodgson, então um jovem estudante de matemática na Christ Church. Dodgson se tornaria um grande amigo da família Liddell e frequentava a casa deles com frequência.

Como surgiu a história de Alice no País das Maravilhas?

Em 1862, quando Alice tinha dez anos de idade, ela e suas duas irmãs mais novas, Lorina e Edith, foram convidadas por Dodgson para um passeio de barco no rio Tâmisa. Durante o passeio, Alice pediu que Dodgson contasse uma história para elas.

Dodgson começou a contar uma história sobre uma menina chamada Alice que caía em um buraco de coelho e chegava a um lugar mágico e surreal. Alice Liddell adorou a história e pediu que Dodgson a escrevesse.

For more information, please click the button below.

Assim, Dodgson começou a escrever a história de Alice’s Adventures Underground, que seria posteriormente publicada como Alice no País das Maravilhas.

Qual foi o presente de Lewis Carroll para Alice Liddell?

De acordo com relatos, em 4 de julho de 1862, Dodgson presenteou Alice Liddell com um livro manuscrito intitulado Alice’s Adventures Under Ground. O livro era ilustrado com desenhos feitos pelo próprio Dodgson, que usou a história contada durante o passeio de barco como base para a narrativa.

O livro era uma espécie de protótipo do que seria Alice no País das Maravilhas, contendo muitas das cenas e personagens que apareceriam na versão final.

O que aconteceu depois?

Alice Liddell gostou tanto do livro que pediu que Dodgson o publicasse. No entanto, Dodgson decidiu reescrever a história e expandi-la, incluindo novos personagens e cenas.

Assim, em 1865, foi publicado Alice’s Adventures in Wonderland, que se tornou um sucesso imediato de crítica e público. A história de Alice no País das Maravilhas se tornou um clássico da literatura infantil e é considerada uma das obras mais importantes da literatura inglesa.

Conclusão

A história de como Lewis Carroll presenteou Alice Liddell com um livro manuscrito que se tornaria um dos clássicos da literatura infantil é uma prova do poder da imaginação e da criatividade. A partir de uma simples história contada durante um passeio de barco, Carroll criou um universo mágico e surreal que encanta gerações até hoje.

FAQs

1. Por que Lewis Carroll usou um pseudônimo?

Apesar de não haver uma resposta definitiva para essa pergunta, especula-se que Lewis Carroll tenha usado um pseudônimo para manter sua identidade em segredo e preservar sua reputação como professor de matemática na Universidade de Oxford.

2. Alice Liddell se tornou famosa depois de Alice no País das Maravilhas?

Apesar de ter sido a inspiração para a personagem principal do livro, Alice Liddell não se tornou famosa por causa disso. Ela se casou com um nobre inglês em 1880 e viveu a maior parte de sua vida em relativa obscuridade, apesar de ter sido uma figura importante na vida de Lewis Carroll.

3. Quantas versões de Alice no País das Maravilhas existem?

Existem muitas versões de Alice no País das Maravilhas, incluindo adaptações para teatro, cinema, televisão e outras mídias. Além disso, existem diversas edições do livro, com diferentes ilustrações e traduções para diferentes idiomas.

Related video of quando lewis carroll presenteou alice

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait