Qual Seria A Primeira Leitura A Favor De Capitu?

Reza June 3, 2022
o jugamento de Capitu YouTube

Capitu é uma personagem do livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, que é conhecida por ser misteriosa e ambígua. A história é narrada pelo personagem principal, Bento Santiago, que suspeita que sua esposa, Capitu, o traiu com seu melhor amigo, Escobar. No entanto, muitos leitores argumentam que essa suspeita é infundada e que Capitu é uma personagem inocente. Então, qual seria a primeira leitura a favor de Capitu?

Capitu é uma personagem complexa

Antes de responder a essa pergunta, é importante entender que Capitu é uma personagem complexa e multifacetada. Ela não é simplesmente uma boa ou má pessoa, mas uma mistura de traços positivos e negativos. Alguns dos traços positivos de Capitu incluem:

  • Ela é extremamente inteligente e perspicaz
  • Ela é corajosa e determinada
  • Ela é carinhosa e afetuosa com aqueles que ama

No entanto, Capitu também tem alguns traços negativos, como:

  • Ela pode ser manipuladora e enganosa
  • Ela é muito orgulhosa e teimosa
  • Ela pode ser fria e distante em certas situações

O narrador é suspeito

Uma das principais razões pelas quais muitos leitores defendem Capitu é que o narrador, Bento Santiago, é suspeito. Ele é claramente obcecado por Capitu e Escobar, e sua narrativa é cheia de insinuações e sugestões em relação ao suposto caso amoroso entre os dois. No entanto, Bento nunca apresenta provas concretas de que Capitu o traiu, e muitos dos detalhes que ele apresenta são vagos e imprecisos.

Além disso, Bento é um narrador pouco confiável. Ele admite que tem uma memória ruim e muitas vezes confunde fatos e datas. Ele também é emocionalmente instável e propenso a surtos de ciúme e paranoia. Por causa dessas razões, muitos leitores argumentam que a suspeita de Bento em relação a Capitu é infundada e que ele está projetando suas próprias inseguranças e neuroses na personagem.

Capitu é uma vítima da sociedade patriarcal

Outra leitura a favor de Capitu é que ela é uma vítima da sociedade patriarcal em que vive. Ela é uma mulher inteligente e ambiciosa em uma época em que as mulheres eram restritas a papéis domésticos e subordinados aos homens. Além disso, ela é forçada a se casar com Bento contra sua vontade, e é tratada com desconfiança e desrespeito por ele e por outros homens ao longo do livro.

For more information, please click the button below.

Essa leitura argumenta que Capitu é uma personagem forte e resiliente que luta contra as restrições impostas a ela pela sociedade. Ela se recusa a se conformar com as expectativas masculinas e tenta viver de acordo com seus próprios desejos e vontades. No entanto, ela é constantemente julgada e condenada por isso, e acaba sofrendo as consequências de sua ousadia.

Conclusão

Em resumo, a primeira leitura a favor de Capitu é que ela é uma personagem complexa e multifacetada que não pode ser definida como boa ou má. Além disso, a suspeita de Bento em relação a ela é infundada e o resultado de suas próprias inseguranças e neuroses. Finalmente, Capitu é uma vítima da sociedade patriarcal em que vive, e suas ações devem ser compreendidas dentro desse contexto maior.

FAQs

1. Capitu realmente traiu Bento com Escobar?

Não há evidências concretas no livro de que Capitu realmente traiu Bento com Escobar. A narrativa é ambígua e deixada aberta à interpretação do leitor.

2. Por que Bento é um narrador pouco confiável?

Bento é um narrador pouco confiável porque ele é emocionalmente instável e propenso a surtos de ciúme e paranoia. Além disso, ele admite que tem uma memória ruim e muitas vezes confunde fatos e datas.

3. Capitu é uma personagem feminista?

Capitu é uma personagem que desafia as expectativas masculinas e tenta viver de acordo com seus próprios desejos e vontades. No entanto, não é necessariamente correto rotulá-la como uma personagem feminista, já que o conceito de feminismo não existia na época em que o livro foi escrito.

Related video of qual seria a primeira leitura a favor de capitu

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait