Qual Palavra Tem A Mesma Sílaba Medial De Mercado?

Reza May 4, 2021
Pin em Recursos Pedagógicos

Antes de responder essa pergunta, vamos começar entendendo o que é a sílaba medial. Em uma palavra, a sílaba medial é a sílaba que fica no meio da palavra, ou seja, a sílaba que fica entre a primeira e a última sílaba. Por exemplo, na palavra “mercado”, a sílaba medial é “ca”.

Agora que entendemos o que é a sílaba medial, podemos começar a procurar por outra palavra que tenha a mesma sílaba medial que a palavra “mercado”. Para isso, precisamos pensar em outras palavras que tenham a mesma estrutura silábica que “mercado”, ou seja, que tenham a mesma quantidade de sílabas e que tenham as mesmas vogais e consoantes nas mesmas posições.

Uma forma de fazer isso é utilizar a técnica de substituir as vogais e as consoantes da palavra “mercado” por outras vogais e consoantes, sem alterar a estrutura silábica da palavra. Por exemplo:

  • “morcado” (substituímos a vogal “e” por “o”)
  • “murcudo” (substituímos a vogal “e” por “u” e a consoante “d” por “r”)
  • “marcada” (substituímos a consoante “o” por “a”)
  • “marcado” (não fazemos nenhuma substituição)
  • “mircedo” (substituímos a vogal “a” por “i” e a consoante “r” por “c”)

Dessas palavras, apenas a palavra “marcado” tem a mesma sílaba medial que a palavra “mercado” (“ca”). Portanto, a resposta para a pergunta “qual palavra tem a mesma sílaba medial de mercado?” é “marcado”.

Por que a palavra “marcado” tem a mesma sílaba medial que a palavra “mercado”?

A resposta para essa pergunta está relacionada com a estrutura silábica das palavras “mercado” e “marcado”. Ambas as palavras têm a mesma estrutura silábica, ou seja, têm a mesma quantidade de sílabas e as mesmas vogais e consoantes nas mesmas posições.

A palavra “mercado” é formada por duas sílabas: “mer” e “ca”. A primeira sílaba tem a vogal “e” e a consoante “r”, enquanto a segunda sílaba tem a vogal “a” e as consoantes “c” e “d”.

For more information, please click the button below.

Já a palavra “marcado” também é formada por duas sílabas: “mar” e “ca”. A primeira sílaba tem as mesmas vogais e consoantes da primeira sílaba da palavra “mercado” (“e” e “r”), enquanto a segunda sílaba tem as mesmas vogais e consoantes da segunda sílaba da palavra “mercado” (“a”, “c” e “d”).

Por terem a mesma estrutura silábica, as palavras “mercado” e “marcado” têm a mesma sílaba medial.

O que é uma sílaba?

Uma sílaba é uma unidade sonora que pode ser pronunciada em uma única emissão de voz. Em outras palavras, é a menor unidade de som que compõe uma palavra.

Em português, as sílabas são formadas por vogais e consoantes que se combinam de diversas formas. Por exemplo, na palavra “mercado”, temos duas sílabas: “mer” e “ca”. A primeira sílaba tem a vogal “e” e a consoante “r”, enquanto a segunda sílaba tem a vogal “a” e as consoantes “c” e “d”.

Como identificar a sílaba tônica de uma palavra?

A sílaba tônica de uma palavra é aquela que é pronunciada com maior intensidade e duração do que as outras sílabas da palavra.

Em português, a sílaba tônica pode estar localizada em três posições diferentes dentro da palavra: na última sílaba (oxítona), na penúltima sílaba (paroxítona) ou na antepenúltima sílaba (proparoxítona).

Para identificar a sílaba tônica de uma palavra, é necessário conhecer as regras de acentuação da língua portuguesa. Além disso, existem algumas dicas que podem ajudar a identificar a sílaba tônica de uma palavra, como:

  • As palavras oxítonas são acentuadas na última sílaba.
  • As palavras paroxítonas são acentuadas na penúltima sílaba, exceto quando terminam em “a”, “e”, “o”, “em” ou “ens”.
  • As palavras proparoxítonas são acentuadas na antepenúltima sílaba.
  • As palavras monossílabas são sempre átonas, ou seja, não têm sílaba tônica.

Conclusão

A resposta para a pergunta “qual palavra tem a mesma sílaba medial de mercado?” é “marcado”. Isso ocorre porque as duas palavras têm a mesma estrutura silábica e, portanto, a mesma sílaba medial. A sílaba medial é a sílaba que fica no meio da palavra, entre a primeira e a última sílaba.

Para identificar a sílaba tônica de uma palavra, é necessário conhecer as regras de acentuação da língua portuguesa e observar a intensidade e duração da pronúncia de cada sílaba.

FAQs

1. Por que é importante conhecer a sílaba medial de uma palavra?

Conhecer a sílaba medial de uma palavra pode ajudar a entender a estrutura silábica da palavra e a pronunciá-la corretamente. Além disso, pode ser útil na hora de procurar outras palavras que tenham a mesma estrutura silábica, como fizemos nesta pergunta.

2. Todas as palavras têm sílabas tônicas?

Não, as palavras monossílabas não têm sílaba tônica. Além disso, algumas palavras polissílabas podem ter todas as sílabas átonas, ou seja, sem sílaba tônica.

3. Existe alguma regra para saber em que posição a sílaba tônica de uma palavra deve estar?

Sim, existe. Em português, a posição da sílaba tônica de uma palavra depende da sua estrutura silábica e das regras de acentuação da língua. Por exemplo, as palavras oxítonas têm a sílaba tônica na última sílaba, enquanto as paroxítonas podem ter a sílaba tônica na penúltima ou na última sílaba, dependendo da terminação da palavra.

Related video of qual palavra tem a mesma sílaba medial de mercado

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait