Qual País Tem O Quimono Como Traje Tradicional?

Reza June 27, 2021
Pin by Miro Monk on Gaia Japanese costume, Japanese dress, Beautiful

O quimono é um traje tradicional japonês que tem sido usado por séculos. A palavra “quimono” significa, literalmente, “roupa para usar” (ki = usar e mono = roupa). No entanto, muitos outros países da Ásia têm trajes semelhantes ao quimono, como o hanbok coreano, o ao dai vietnamita e o cheongsam chinês. Mas o país que tem o quimono como traje tradicional é o Japão.

História do quimono no Japão

O quimono surgiu no Japão no século VIII, durante o período Heian (794-1185). Inicialmente, era uma roupa usada apenas pela nobreza e pelos membros da corte imperial. Na época, o quimono era feito de seda e decorado com bordados, que indicavam a posição social de quem o usava.

No período Edo (1603-1868), o quimono se tornou popular entre todas as classes sociais. Nessa época, o quimono era mais simples e menos decorado do que nos séculos anteriores. As cores e os padrões do quimono eram mais discretos, refletindo a filosofia zen, que valoriza a simplicidade e a harmonia com a natureza.

Atualmente, o quimono é usado principalmente em ocasiões especiais, como casamentos, cerimônias religiosas e festivais. O quimono também é usado por gueixas e maikos (aprendizes de gueixa), que são artistas tradicionais japonesas especializadas em música, dança e conversação.

Características do quimono

O quimono é uma roupa longa e reta, com mangas amplas e compridas. O comprimento do quimono varia de acordo com a idade e o estado civil da pessoa que o usa. Os quimonos usados por mulheres solteiras são mais curtos do que os usados por mulheres casadas.

O quimono é feito de seda ou de outros tecidos finos e leves, como algodão ou linho. As cores e os padrões do quimono são muito importantes e variam de acordo com a estação do ano, a ocasião e a idade da pessoa que o usa.

For more information, please click the button below.

Além do quimono em si, há vários acessórios que são usados com ele. Os mais importantes são:

  • Obi: uma faixa larga que é amarrada na cintura para segurar o quimono no lugar;
  • Zori ou Geta: sapatos tradicionais japoneses que são usados com o quimono;
  • Fã: um acessório decorativo que é usado para se refrescar ou para fazer gestos elegantes;
  • Bolsa: uma pequena bolsa que é usada para carregar objetos pessoais, como dinheiro e lenços.

O quimono na cultura japonesa

O quimono é uma parte importante da cultura japonesa e tem sido retratado em várias formas de arte, como pinturas, gravuras e filmes. Alguns dos mais famosos filmes japoneses, como “Memoirs of a Geisha” e “The Last Samurai”, apresentam personagens usando quimonos.

O quimono também é um objeto de colecionador e pode ser encontrado em lojas de antiguidades e em museus de arte japonesa em todo o mundo. O quimono é considerado uma obra de arte em si mesmo, devido à sua beleza e à habilidade necessária para criá-lo. Muitos quimonos antigos são decorados com bordados, pinturas e outras formas de arte.

Conclusão

O quimono é um traje tradicional japonês que tem sido usado por séculos. Embora existam trajes semelhantes em outros países da Ásia, como o hanbok coreano e o cheongsam chinês, o quimono é exclusivo do Japão. O quimono é uma parte importante da cultura japonesa e é usado em ocasiões especiais, como casamentos, cerimônias religiosas e festivais. Além disso, o quimono é um objeto de arte e um símbolo da habilidade e do talento dos artesãos japoneses.

FAQs

1. Qual é a diferença entre um quimono e um yukata?

O yukata é um tipo de quimono mais casual, feito de algodão e geralmente usado no verão. O yukata tem cores mais vibrantes e padrões mais simples do que o quimono tradicional. Além disso, o yukata é amarrado com uma faixa mais fina do que o obi do quimono.

2. Os homens também usam quimonos?

Sim, os homens também usam quimonos, embora o estilo e o padrão do quimono masculino sejam mais simples do que o quimono feminino. Além disso, os homens geralmente usam cores escuras e sóbrias, enquanto as mulheres usam cores mais vivas e brilhantes.

3. O quimono ainda é usado no Japão?

Sim, o quimono ainda é usado no Japão, embora seja mais comum em ocasiões especiais do que no dia a dia. Além disso, o número de pessoas que usam quimonos está diminuindo, pois muitos jovens preferem roupas ocidentais. No entanto, o quimono continua sendo um símbolo importante da cultura japonesa e é valorizado por muitos japoneses.

Related video of qual país tem o quimono como traje tradicional

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait