Qual O Sinônimo Da Palavra Cordel?

Reza November 30, 2022
Cordel Personalizado COMO ESCREVER UM CORDEL

A palavra cordel é um termo utilizado para designar uma forma de literatura popular nordestina, caracterizada por folhetos impressos em papel de baixa qualidade, com ilustrações e cordões para amarrar as páginas. Esse tipo de literatura é conhecido também como folheto de cordel ou simplesmente cordel.

Contudo, a palavra cordel também pode ter outros significados e sinônimos, dependendo do contexto em que é utilizada. A seguir, vamos explorar alguns desses significados e sinônimos:

Cordão

Um dos sinônimos mais comuns de cordel é cordão, que se refere a uma tira longa e estreita de tecido, couro, plástico ou outro material, geralmente utilizado para amarrar ou enfeitar algo.

Exemplo: Vou usar um cordel para amarrar o pacote de presente.

Corda

Outro sinônimo possível de cordel é corda, que se refere a uma tira longa e flexível de material resistente, como cânhamo, sisal, nylon ou poliéster, utilizada para amarrar, suspender ou puxar objetos.

Exemplo: Preciso de uma corda para subir no telhado.

For more information, please click the button below.

Barbante

Barbante é outro sinônimo possível de cordel, que se refere a uma tira fina e resistente de algodão, sisal ou outro material, geralmente utilizado para amarrar, costurar ou enrolar algo.

Exemplo: Vou usar um pedaço de barbante para prender o lençol na corda.

Cabo

Cabo é um sinônimo menos comum de cordel, que se refere a uma tira longa e grossa de material resistente, geralmente utilizado para suportar ou transmitir força ou eletricidade.

Exemplo: O cabo de aço da ponte é muito resistente.

Fio

Fio é outro sinônimo possível de cordel, que se refere a uma tira longa e fina de material condutor, como cobre ou alumínio, utilizada para transmitir energia elétrica ou de dados.

Exemplo: O fio da tomada está solto.

Conclusão

Em resumo, a palavra cordel pode ter diferentes significados e sinônimos, dependendo do contexto em que é utilizada. Embora seja mais conhecida como um tipo de literatura popular nordestina, também pode referir-se a tira de tecido, corda, barbante, cabo ou fio.

FAQs

1. Qual é a origem da literatura de cordel?

A literatura de cordel tem origem na Europa, especialmente em Portugal, onde era conhecida como “folhetos de cego”. A partir do século XIX, essa forma de literatura popular chegou ao Brasil, principalmente no Nordeste, onde se desenvolveu e tornou-se muito popular.

2. Quais são os temas abordados nos folhetos de cordel?

Os temas abordados nos folhetos de cordel são variados e incluem lendas, contos populares, histórias de amor, aventuras, críticas sociais, sátiras políticas, entre outros. Essa forma de literatura é muito valorizada pela sua simplicidade, criatividade e capacidade de entreter e educar o povo brasileiro.

3. Como é feita a impressão dos folhetos de cordel?

A impressão dos folhetos de cordel é feita em papel de baixa qualidade, utilizando-se uma técnica manual chamada xilogravura, que consiste em esculpir uma imagem em relevo numa placa de madeira e depois usá-la para imprimir o texto e a ilustração no papel. Esse processo é muito trabalhoso e demorado, mas resulta em folhetos de grande valor artístico e cultural.

Related video of qual o sinônimo da palavra cordel

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait