Qual O Significado De Ratimbum?

Reza February 4, 2023
o significado da palavra ratimbum Significado de palavras, Palavras

Ratimbum é uma palavra bastante conhecida no Brasil, principalmente por ter sido popularizada por um programa de televisão infantil chamado “Castelo Rá-Tim-Bum”, exibido nos anos 90 pela TV Cultura. Mas você sabe o que essa palavra significa?

Origem da palavra ratimbum

A palavra ratimbum não tem um significado específico no dicionário. Ela foi criada como uma onomatopeia, ou seja, uma palavra que imita o som de alguma coisa. No caso, o “ratimbum” é o som de um tambor ou de um instrumento de percussão.

A origem do termo se deu provavelmente no contexto das rodas de samba e de música popular brasileira, onde é comum o uso de instrumentos de percussão como pandeiros, tamborins, cuícas, entre outros. O “ratimbum” seria uma forma de imitar o som desses instrumentos, uma espécie de batida ou marcação rítmica.

O uso da palavra ratimbum na cultura popular

Como mencionado anteriormente, a palavra ratimbum ficou bastante conhecida por causa do programa infantil “Castelo Rá-Tim-Bum”, que foi ao ar pela primeira vez em 1994 e se tornou um grande sucesso entre as crianças brasileiras. O nome do programa fazia referência ao som dos tambores e instrumentos musicais usados nas músicas que eram tocadas durante o programa.

Além disso, a palavra também é usada em diversas outras situações na cultura popular brasileira, como em músicas, filmes, novelas, entre outros. É comum, por exemplo, que haja uma batida de tambor ou um som de percussão acompanhado do “ratimbum” em músicas de samba e de carnaval.

Curiosidades sobre a palavra ratimbum

Algumas curiosidades interessantes sobre a palavra ratimbum incluem:

For more information, please click the button below.
  • O programa infantil “Castelo Rá-Tim-Bum” foi criado por um grupo de artistas e produtores da TV Cultura, entre eles Cao Hamburger, Flavio de Souza e Fernando Meirelles.
  • O programa contava a história de um jovem bruxo chamado Nino, que morava em um castelo com seus tios, avós e amigos. O “ratimbum” era o som que abria a porta do castelo.
  • A palavra também é usada em algumas expressões populares, como “fazer ratimbum” (ou seja, fazer barulho) e “ficar no ratimbum” (ou seja, ficar na pior).

Conclusão

Em resumo, a palavra ratimbum é uma onomatopeia que imita o som de um tambor ou de um instrumento de percussão. Embora não tenha um significado específico, ela se tornou bastante conhecida na cultura popular brasileira, principalmente por causa do programa infantil “Castelo Rá-Tim-Bum”. Além disso, é comum que a palavra seja usada em músicas, filmes e outros contextos para indicar uma batida ou marcação rítmica.

FAQs

1. Qual é a origem da expressão “fazer ratimbum”?

A expressão “fazer ratimbum” significa fazer barulho, e tem origem provavelmente no contexto das rodas de samba e de música popular brasileira, onde é comum o uso de instrumentos de percussão como pandeiros, tamborins, cuícas, entre outros. O “ratimbum” seria uma forma de imitar o som desses instrumentos, uma espécie de batida ou marcação rítmica que é associada ao barulho e à animação.

2. O que significa “ficar no ratimbum”?

A expressão “ficar no ratimbum” significa ficar na pior, ou seja, em uma situação ruim ou desfavorável. A origem da expressão não está clara, mas é possível que tenha relação com o fato de que o “ratimbum” é um som associado ao ritmo e à animação, enquanto a situação ruim seria o oposto disso.

3. Qual é a importância do programa “Castelo Rá-Tim-Bum” na cultura brasileira?

O programa “Castelo Rá-Tim-Bum” é considerado um dos mais importantes da televisão brasileira, especialmente por ter sido um marco na programação infantil. O programa inovou ao trazer um conteúdo educativo e lúdico para as crianças, com histórias que estimulavam a imaginação e a criatividade. Além disso, o programa contava com um elenco de atores talentosos e uma produção cuidadosa, o que contribuiu para o seu sucesso e popularidade.

Related video of qual o significado de ratimbum

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait