Qual O Plural De Lápis?

Reza March 25, 2022
Qual o plural de lápis ? Qual o plural de vírus? Qual o plural da

Lápis é uma palavra da língua portuguesa usada para designar um objeto de escrita que consiste em uma haste fina de grafite ou outra substância que é inserida em um suporte geralmente de madeira. É frequentemente utilizado para escrever, desenhar ou fazer marcações.

Quando se trata de escrever o plural de lápis, muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazê-lo corretamente. Isso ocorre porque, em português, existem algumas regras gramaticais específicas para a formação do plural, que variam de acordo com a terminação da palavra.

Regras para a formação do plural em português

Antes de analisarmos como formar o plural de lápis, é importante entendermos algumas regras básicas para a formação do plural em português.

As palavras em português podem ser classificadas em dois grupos: substantivos e adjetivos. Os substantivos são palavras que designam objetos, pessoas, lugares ou ideias, enquanto os adjetivos são palavras que descrevem as propriedades ou qualidades desses substantivos.

Para formar o plural dos substantivos em português, geralmente acrescentamos um “s” ou um “es” ao final da palavra. No entanto, existem algumas exceções a essa regra.

Veja alguns exemplos:

For more information, please click the button below.
  • Substantivos terminados em vogal: acrescentamos um “s”. Exemplo: livro – livros.
  • Substantivos terminados em consoante: acrescentamos um “s” ou um “es”. Exemplo: casa – casas / jardim – jardins.
  • Substantivos terminados em “ão”: substituímos o “ão” por “ões”. Exemplo: pão – pães.
  • Substantivos terminados em “m”: acrescentamos um “s”. Exemplo: som – sons.

Além disso, existem alguns substantivos que não seguem essas regras e têm um plural irregular. Por exemplo:

  • Mão – mãos
  • Pé – pés
  • Cavalo – cavalos
  • Peixe – peixes
  • Homem – homens

Qual é o plural de lápis?

Conforme mencionado anteriormente, a regra geral para a formação do plural em português é adicionar um “s” ou um “es” ao final da palavra.

No caso de “lápis”, a palavra é um substantivo masculino terminado em “is”. De acordo com a regra, o plural seria “lápises”. No entanto, essa forma não é muito usada na língua portuguesa, e o plural mais comum é “lápis” mesmo.

Isso ocorre porque “lápis” é uma palavra de origem grega, que já era usada no plural em grego antigo. Como muitas palavras de origem grega foram incorporadas diretamente ao português, preservou-se o plural grego para “lápis”.

Assim sendo, podemos dizer que o plural de “lápis” é “lápis”. Ou seja, a palavra não muda de forma quando usada no plural.

Conclusão

Em resumo, o plural de “lápis” é “lápis”. Apesar de a regra geral para a formação do plural em português ser adicionar um “s” ou um “es” ao final da palavra, no caso de “lápis”, a palavra é de origem grega e já era usada no plural em grego antigo. Por isso, o plural mais comum em português é “lápis” mesmo.

FAQs

1. Posso usar “lápises” como plural de “lápis”?

Sim, tecnicamente é possível usar “lápises” como plural de “lápis”, seguindo a regra geral de acrescentar um “s” ou um “es” ao final da palavra. No entanto, essa forma não é muito comum na língua portuguesa.

2. Existem outras palavras de origem grega que mantêm o plural grego em português?

Sim, existem diversas palavras de origem grega que mantêm o plural grego em português, como “ônibus”, “vírus”, “cônjuge” e “hipótese”.

3. Qual é a origem da palavra “lápis”?

A palavra “lápis” tem origem grega e significa “pedra”. Ela era usada para designar uma pedra azul usada para escrever. Com o tempo, a pedra foi substituída por uma haste fina de grafite, mas o nome permaneceu.

Related video of qual o plural de lápis

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait