Qual O Plural De Capitão?

Reza December 30, 2022
Plural de capitão como se escreve certo e qual o plural?

O substantivo “capitão” é bastante utilizado na língua portuguesa, principalmente para se referir a um oficial militar com patente de capitão. O plural de “capitão” é uma dúvida comum para muitas pessoas, especialmente aquelas que estão aprendendo a língua portuguesa. Afinal, qual é o plural de capitão?

Plural regular de “capitão”

O plural regular de “capitão” é “capitães”. Ou seja, quando queremos nos referir a mais de um capitão, basta acrescentar a letra “s” ao final da palavra. Essa regra é aplicada para a maioria dos substantivos em português. Por exemplo:

  • Carro – carros
  • Casa – casas
  • Caneta – canetas

Portanto, o plural de “capitão” segue essa mesma lógica. Veja alguns exemplos:

  • Os capitães chegaram ao quartel.
  • O exército contava com vários capitães experientes.
  • Os capitães da equipe foram convocados para a reunião.

Outras formas de plural de “capitão”

Embora o plural regular de “capitão” seja “capitães”, existem outras formas de plural que também são aceitas pela língua portuguesa. São elas:

Capitães-generais

Quando nos referimos aos líderes militares responsáveis pelas tropas de um reino ou de uma província, utilizamos o termo “capitão-general”. Nesse caso, o plural é “capitães-generais”. Veja alguns exemplos:

  • Os capitães-generais lideravam as tropas na batalha.
  • Os capitães-generais eram responsáveis pela defesa do território.
  • Os capitães-generais eram nomeados pelo rei.

Capitães-mores

Outra forma de plural de “capitão” é “capitães-mores”. Esse termo é utilizado para se referir aos capitães que tinham maior poder e autoridade do que os demais. Veja alguns exemplos:

For more information, please click the button below.
  • Os capitães-mores eram responsáveis pela administração das capitanias.
  • Os capitães-mores tinham o poder de nomear seus subordinados.
  • Os capitães-mores exerciam um papel importante na colonização do Brasil.

Capitães de mar e guerra

Quando nos referimos aos capitães que comandam navios de guerra, utilizamos o termo “capitão de mar e guerra”. Nesse caso, o plural é “capitães de mar e guerra”. Veja alguns exemplos:

  • Os capitães de mar e guerra lideravam as batalhas navais.
  • Os capitães de mar e guerra eram responsáveis pela segurança dos navios.
  • Os capitães de mar e guerra eram treinados para lidar com as condições adversas do mar.

Conclusão

Em resumo, o plural de “capitão” é “capitães”. Essa é a forma mais comum e regular de se referir a mais de um capitão. No entanto, existem outras formas de plural que também são aceitas pela língua portuguesa, como “capitães-generais”, “capitães-mores” e “capitães de mar e guerra”. É importante lembrar que o uso de cada uma dessas formas depende do contexto em que a palavra é utilizada.

FAQs

1. Qual é a origem da palavra “capitão”?

A palavra “capitão” tem origem no latim “capitaneus”, que significa “aquele que está à frente de um grupo”. Originalmente, o termo era utilizado para se referir ao líder de uma tropa de soldados.

2. Existem outras palavras relacionadas a “capitão”?

Sim, existem diversas palavras relacionadas a “capitão”. Alguns exemplos são: capitania, capitanear, capitulação, capitular, capitularia, entre outras.

3. Qual é a diferença entre “capitão” e “tenente”?

“Capitão” e “tenente” são patentes militares diferentes. O capitão é um oficial que ocupa a posição de comando em uma unidade militar, enquanto o tenente é um oficial que atua como subordinado do capitão. Além disso, existem diversas outras diferenças entre as duas patentes, como salário, responsabilidades e funções específicas.

Related video of qual o plural de capitão

https://youtube.com/watch?v=Y6A0XHS9XLE

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait