Qual Faculdade Para Perito Criminal?

Reza September 10, 2021
Qual faculdade eu devo fazer para me tornar um perito criminal

Se você está interessado em seguir carreira na área de perícia criminal, é natural que tenha dúvidas sobre o caminho a seguir. Afinal, qual faculdade para perito criminal é a mais indicada? Neste artigo, vamos explicar as opções disponíveis, os requisitos para a profissão e dicas para se destacar no mercado de trabalho.

O que faz um perito criminal?

Antes de falarmos sobre as faculdades para perito criminal, é importante entendermos o que faz um profissional desta área. Em resumo, o perito criminal é responsável por analisar vestígios encontrados em locais de crimes, a fim de coletar provas e elucidar o caso.

Entre as principais atribuições de um perito criminal, podemos citar:

  • Estudar as circunstâncias do crime;
  • Coletar e analisar vestígios (impressões digitais, sangue, cabelo, etc);
  • Realizar exames laboratoriais e perícias em equipamentos eletrônicos;
  • Elaborar laudos periciais para auxiliar na investigação;
  • Participar de julgamentos como testemunha técnica.

Para exercer a profissão de perito criminal, é necessário ter formação superior em uma área relacionada às ciências forenses.

Qual faculdade para perito criminal?

Existem algumas opções de faculdades para quem deseja seguir carreira como perito criminal. Veja as principais:

1. Biomedicina

A graduação em Biomedicina é uma das mais indicadas para quem quer se tornar perito criminal. Isso porque a formação inclui disciplinas como genética, microbiologia, toxicologia e análises clínicas, que são fundamentais para a prática da perícia.

For more information, please click the button below.

Além disso, a Biomedicina oferece conhecimentos importantes em anatomia e fisiologia, o que ajuda na identificação de lesões corporais e mortes violentas.

Por fim, a formação em Biomedicina também prepara o profissional para atuar em laboratórios, o que é essencial para a realização de exames periciais.

2. Farmácia

A faculdade de Farmácia também é uma boa opção para quem quer ser perito criminal. Isso porque a formação inclui disciplinas como toxicologia, análises clínicas e química, que são importantes para a realização de exames periciais.

Além disso, a Farmácia oferece conhecimentos em farmacologia, o que ajuda na identificação de substâncias químicas encontradas nos locais de crime.

Por fim, a faculdade de Farmácia também prepara o profissional para atuar em laboratórios, o que é fundamental para a realização de análises.

3. Química

A graduação em Química também pode ser uma opção para quem quer ser perito criminal. Isso porque a formação inclui disciplinas de química analítica, que são importantes para a realização de análises periciais.

Além disso, a Química oferece conhecimentos em toxicologia, o que ajuda na identificação de substâncias químicas encontradas nos locais de crime.

Por fim, a faculdade de Química também prepara o profissional para atuar em laboratórios e realizar experimentos, o que é fundamental para a prática da perícia.

Como se destacar como perito criminal?

Além de escolher a faculdade adequada, é importante adotar algumas estratégias para se destacar como perito criminal. Veja algumas dicas:

  • Busque especializações em áreas específicas da perícia, como balística ou documentoscopia;
  • Aprenda a usar softwares específicos para a análise de provas;
  • Participe de congressos e eventos na área de perícia criminal;
  • Invista em habilidades como comunicação e trabalho em equipe, já que o perito criminal precisa se relacionar com delegados, promotores, advogados e outros profissionais;
  • Mantenha-se atualizado sobre as técnicas e tecnologias mais recentes na área de perícia.

Conclusão

Escolher a faculdade certa para perito criminal é fundamental para ter sucesso na carreira. As opções mais indicadas são Biomedicina, Farmácia e Química, já que oferecem conhecimentos importantes para a prática da perícia. Além disso, é importante adotar estratégias para se destacar no mercado de trabalho, como buscar especializações e manter-se atualizado sobre as novidades na área.

FAQs

1. É possível ser perito criminal sem ter formação superior?

Não. Para exercer a profissão de perito criminal, é necessário ter formação superior em uma área relacionada às ciências forenses.

2. O que é um laudo pericial?

O laudo pericial é um documento elaborado pelo perito criminal que contém informações sobre as análises realizadas em um local de crime. O laudo é usado como prova em processos judiciais.

3. Quais são as áreas de atuação de um perito criminal?

As áreas de atuação de um perito criminal são diversas, e incluem balística, documentoscopia, genética forense, toxicologia, informática forense, entre outras.

Related video of qual faculdade para perito criminal

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait