Qual É O Sujeito Da Forma Verbal Dançava-Se

Reza November 5, 2021
PPT Tipos de Sujeito PowerPoint Presentation, free download ID1383322

Introdução

A língua portuguesa é muito complexa e apresenta diversas regras e particularidades que podem gerar dúvidas em muitas pessoas. Uma das questões mais comuns é sobre o sujeito da forma verbal dançava-se. Neste texto, explicaremos o que é o sujeito e como identificá-lo na forma verbal dançava-se.

O que é o sujeito?

O sujeito é um termo fundamental da oração, pois é ele que realiza ou sofre a ação expressa pelo verbo. É por meio do sujeito que sabemos quem ou o que pratica ou sofre a ação. Ele pode ser simples, composto, oculto ou indeterminado. O sujeito simples é aquele que possui apenas um núcleo, ou seja, um único termo que exerce a função de sujeito na oração. Exemplos: “A menina correu na praia” e “O cachorro late no quintal”. O sujeito composto é aquele que possui mais de um núcleo, ou seja, dois ou mais termos que exercem a função de sujeito na oração. Exemplos: “O gato e o rato brigaram na cozinha” e “A mãe e a filha foram ao cinema”. O sujeito oculto é aquele que não está presente na oração, mas pode ser identificado a partir do contexto. Exemplo: “É preciso estudar para passar no vestibular” (o sujeito oculto é “eu”). O sujeito indeterminado é aquele que não pode ser identificado na oração. Isso ocorre quando o verbo é conjugado na terceira pessoa do plural ou do singular, sem que haja um termo explícito que exerça a função de sujeito. Exemplos: “Choveu muito ontem” e “Precisa-se de voluntários para a campanha”.

Como identificar o sujeito na forma verbal dançava-se?

A forma verbal dançava-se é chamada de voz passiva reflexiva, pois o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente da ação expressa pelo verbo. A voz passiva é aquela em que o sujeito sofre a ação, enquanto o agente, ou seja, quem realiza a ação, é introduzido por meio da preposição “por”. Já a voz reflexiva é aquela em que o sujeito realiza e sofre a ação ao mesmo tempo. Na forma verbal dançava-se, o sujeito é indeterminado, ou seja, não é possível identificá-lo na oração. Isso ocorre porque o verbo está conjugado na terceira pessoa do singular, sem que haja um termo explícito que exerça a função de sujeito. Além disso, a presença do “se” indica que a ação é reflexiva, ou seja, quem dança também é quem recebe a ação. Exemplo: “Dançava-se muito na festa de casamento”. Nessa frase, não é possível identificar quem realizava a ação de dançar, pois o sujeito é indeterminado. Além disso, a presença do “se” indica que a ação é reflexiva, ou seja, quem dançava também era quem recebia a ação.

Conclusão

Neste texto, explicamos o que é o sujeito e como identificá-lo na forma verbal dançava-se. Vimos que o sujeito é um termo fundamental da oração, pois é ele que realiza ou sofre a ação expressa pelo verbo. Na forma verbal dançava-se, o sujeito é indeterminado e a presença do “se” indica que a ação é reflexiva.

FAQs

1. É possível identificar o sujeito em todas as formas verbais?

Não, em algumas formas verbais, como a dançava-se, o sujeito é indeterminado e não é possível identificá-lo na oração.

2. A presença do “se” sempre indica que a ação é reflexiva?

Não, o “se” pode indicar outras vozes verbais, como a voz passiva sintética, por exemplo.

For more information, please click the button below.

3. É possível haver mais de um sujeito na oração?

Sim, é possível haver sujeito simples, composto e oculto na mesma oração.

Related video of qual é o sujeito da forma verbal dançava-se

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait