Qual É O Diminutivo De Mesa?

Reza October 17, 2021
Ficha de Diminutivo

A palavra “mesa” é um substantivo feminino na língua portuguesa e é utilizada para designar um móvel que serve para apoiar objetos, alimentos e utensílios de cozinha, por exemplo. Em relação ao seu diminutivo, existem duas formas gramaticais corretas: “mesinha” e “mesaínha”. Ambas as formas estão de acordo com as regras gramaticais da língua portuguesa e podem ser utilizadas em diferentes contextos.

1. Mesinha

O diminutivo “mesinha” é a forma mais comum e utilizada pelos falantes da língua portuguesa. Trata-se de um substantivo feminino que indica uma versão menor da mesa tradicional. A utilização do diminutivo “mesinha” é bastante comum em contextos informais e cotidianos, quando se deseja expressar uma ideia de aconchego, intimidade e informalidade.

Exemplos:

  • Eu coloquei a xícara de café na mesinha ao lado do sofá.
  • Minha filha adora desenhar na mesinha da sala.
  • Comprei uma mesinha nova para o meu escritório.

2. Mesaínha

A forma “mesaínha” é menos comum do que “mesinha”, mas também está de acordo com as regras gramaticais da língua portuguesa. Trata-se de um diminutivo mais enfático, que pode indicar uma mesa ainda menor do que a “mesinha”. Em alguns casos, a utilização do diminutivo “mesaínha” pode indicar um tom mais carinhoso ou afetuoso, mas isso depende do contexto em que é utilizado.

Exemplos:

  • Coloquei a mesinha no quarto, mas era tão pequena que parecia uma mesaínha.
  • Comprei uma mesaínha de canto para colocar minhas plantas.
  • A minha sobrinha adorou a mesaínha que eu fiz para ela.

Conclusão

Em resumo, o diminutivo de “mesa” pode ser “mesinha” ou “mesaínha”, dependendo do contexto em que é utilizado. Ambas as formas estão de acordo com as regras gramaticais da língua portuguesa e podem ser utilizadas sem problemas. A escolha entre uma ou outra forma depende do grau de informalidade ou afetuosidade que se deseja expressar na conversa ou no texto.

For more information, please click the button below.

FAQ

1. Qual é a origem da palavra “mesa”?

A palavra “mesa” tem origem no latim “mensa”, que significa “tábua”, “tabuleiro” ou “mesa”. Essa palavra foi incorporada ao português durante a Idade Média, por meio do latim vulgar utilizado pelos povos que habitavam a Península Ibérica.

2. Qual é a diferença entre “mesa” e “escrivaninha”?

“Mesa” e “escrivaninha” são dois móveis diferentes, embora possam ter algumas semelhanças. A mesa é um móvel geralmente utilizado para apoiar objetos, alimentos e utensílios, enquanto a escrivaninha é um móvel destinado ao trabalho ou estudo, com espaço para colocar um computador, livros e outros materiais de escritório.

3. Existe algum outro diminutivo para a palavra “mesa”?

Não existem outros diminutivos comuns para a palavra “mesa”. As formas “mesinha” e “mesaínha” são as mais utilizadas e reconhecidas pela língua portuguesa.

Related video of qual é o diminutivo de mesa

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait