Qual É O Assunto Abordado No Poema Navio Negreiro?

Reza June 2, 2022
A Viagem dos ArgonautasO NAVIO NEGREIRO VI, por CASTRO ALVES

Introdução

O poema Navio Negreiro é uma das obras mais importantes da literatura brasileira. Escrito por Castro Alves em 1869, é uma denúncia da escravidão no país. A obra é um marco na poesia brasileira e é considerada uma das mais importantes da segunda geração romântica no Brasil.

O poema

O poema é dividido em sete partes e conta a história de um navio negreiro que parte da África em direção ao Brasil, carregando escravos. O poema é uma descrição da viagem em que os escravos são tratados de forma desumana e cruel. O poema começa com a descrição do navio, passando pela descrição dos escravos e terminando com um apelo para que a escravidão seja abolida no Brasil.

Parte 1

A primeira parte do poema é a descrição do navio. O poema começa com a descrição do navio negreiro que está carregado de escravos. O navio é descrito como sendo grande e forte, com velas brancas e um mastro alto. O poema também descreve a bandeira do navio, que é vermelha e tem um símbolo de caveira e ossos cruzados. Essa bandeira representa a morte e o sofrimento que os escravos enfrentarão durante a viagem.

Parte 2

A segunda parte do poema descreve os escravos. Eles são descritos como sendo negros, com corpos fracos e magros. Eles estão amontoados no porão do navio, sem espaço para se moverem. Eles estão acorrentados e são obrigados a ficar deitados no chão úmido e sujo. Eles estão com fome e sede, e muitos deles estão doentes. O poema descreve a tristeza e a dor dos escravos e como eles são tratados como animais.

Parte 3

A terceira parte do poema descreve a viagem até o Brasil. O navio está navegando pelo oceano e o poema descreve o som das ondas e o vento. Os escravos estão sofrendo com a falta de ar e o calor, e muitos deles estão morrendo. O poema descreve a crueldade dos marinheiros que estão cuidando dos escravos. Eles batem nos escravos e os tratam com violência.

Parte 4

A quarta parte do poema é um apelo para que a escravidão seja abolida. O poema descreve a crueldade da escravidão e pede que a sociedade brasileira acabe com essa prática. O poema fala sobre a igualdade entre as pessoas e como a escravidão é uma negação dessa igualdade. O poema também fala sobre a dor e o sofrimento dos escravos e como eles merecem ser tratados com respeito e dignidade.

For more information, please click the button below.

Parte 5

A quinta parte do poema é a descrição do momento em que o navio chega ao Brasil. O poema descreve a chegada do navio ao porto e a descarga dos escravos. Os escravos são vendidos como mercadorias e são tratados como objetos. O poema descreve a tristeza dos escravos e como eles são separados de suas famílias e amigos.

Parte 6

A sexta parte do poema é um apelo para que a sociedade brasileira acabe com a escravidão. O poema fala sobre a importância da liberdade e da igualdade entre as pessoas. O poema pede que a sociedade brasileira trate os escravos com respeito e dignidade e que acabe com a prática da escravidão.

Parte 7

A sétima e última parte do poema é um apelo para que o Brasil se torne um país livre e justo. O poema fala sobre a importância da liberdade e da igualdade entre as pessoas. O poema pede que a sociedade brasileira trate os escravos com respeito e dignidade e que acabe com a prática da escravidão.

Conclusão

O poema Navio Negreiro é uma das obras mais importantes da literatura brasileira. É uma denúncia da escravidão no Brasil e uma chamada para que a sociedade brasileira acabe com essa prática. O poema é uma descrição da viagem dos escravos em um navio negreiro e como eles são tratados de forma desumana e cruel. O poema é um marco na poesia brasileira e é considerado uma das mais importantes da segunda geração romântica no Brasil.

FAQs

1. O que é o navio negreiro?

O navio negreiro é um navio que transportava escravos da África para o Brasil durante o período da escravidão no país.

2. Qual é a importância do poema Navio Negreiro?

O poema Navio Negreiro é uma das obras mais importantes da literatura brasileira. É uma denúncia da escravidão no Brasil e uma chamada para que a sociedade brasileira acabe com essa prática. O poema é um marco na poesia brasileira e é considerado uma das mais importantes da segunda geração romântica no Brasil.

3. Como o poema Navio Negreiro influenciou a abolição da escravidão no Brasil?

O poema Navio Negreiro ajudou a conscientizar a sociedade brasileira sobre a crueldade da escravidão e a importância da liberdade e da igualdade entre as pessoas. O poema foi um dos muitos fatores que contribuíram para a abolição da escravidão no Brasil em 1888.

Related video of qual é o assunto abordado no poema navio negreiro

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait