Qual É A Sílaba Tônica De Moleque?

Reza March 10, 2023
Silaba Tônica

A palavra “moleque” é formada por duas sílabas: mo-le-que. A sílaba tônica é a que tem maior intensidade de voz na pronúncia da palavra. No caso de “moleque”, a sílaba tônica é “le”.

Classificação das palavras pela posição da sílaba tônica

Existem algumas regras que definem em qual sílaba a tônica deve recair, dependendo do tipo de palavra. Algumas dessas regras são:

  • Palavras oxítonas: a sílaba tônica é sempre a última. Exemplos: café, paletó, avó.
  • Palavras paroxítonas: a sílaba tônica é a penúltima. Exemplos: casa, água, lápis.
  • Palavras proparoxítonas: a sílaba tônica é a antepenúltima. Exemplos: música, difícil, lâmpada.

Além dessas regras básicas, há algumas exceções que precisam ser memorizadas, como por exemplo as palavras “moleque” e “xícara”, que são paroxítonas terminadas em “que” e “ra”, respectivamente.

Significado de moleque

“Moleque” é uma palavra que tem vários significados, dependendo do contexto em que é utilizada. Alguns dos significados mais comuns são:

  • Menino jovem, criança, garoto;
  • Indivíduo malandro, espertalhão, que gosta de pregar peças nos outros;
  • Escravo ou trabalhador doméstico de origem africana;
  • Indivíduo que pratica esportes radicais ou atividades perigosas.

É importante lembrar que o termo “moleque” pode ser considerado pejorativo em algumas situações, por isso é importante usá-lo com cuidado e respeito.

Conclusão

A sílaba tônica de “moleque” é “le”, já que se trata de uma palavra paroxítona terminada em “que”. Além disso, é importante lembrar que a palavra tem vários significados e pode ser considerada pejorativa em alguns contextos.

For more information, please click the button below.

FAQs

O que é uma palavra paroxítona?

Uma palavra paroxítona é aquela em que a sílaba tônica é a penúltima. Exemplos: casa, água, lápis.

Por que é importante saber a sílaba tônica de uma palavra?

Saber a sílaba tônica de uma palavra é importante para uma pronúncia correta e compreensível, já que a intensidade da voz recai sobre essa sílaba. Além disso, a posição da sílaba tônica pode mudar o significado da palavra em alguns casos.

Qual é a origem da palavra “moleque”?

A origem da palavra “moleque” é incerta, mas acredita-se que tenha vindo do termo “muléque” ou “mulato”, usado para se referir aos filhos de escravos com brancos ou índios. Com o tempo, a palavra passou a ser usada para se referir a meninos jovens em geral.

Related video of qual é a sílaba tônica de moleque

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait