Qual Das Seguintes Orações Apresenta Um Predicado Verbo-Nominal?

Reza November 19, 2021
PPT Tipos de Predicado PowerPoint Presentation, free download ID

Antes de responder à pergunta, é importante entender o que é um predicado verbo-nominal. Na gramática, o predicado é a parte da oração que contém o verbo e expressa o que o sujeito faz ou é. O predicado verbo-nominal é composto por um verbo e um predicativo do sujeito e/ou um objeto direto. Ou seja, há uma ação verbal e uma caracterização do sujeito ou do objeto.

Exemplo de predicado verbo-nominal:

João ficou feliz com o presente.

  • Verbo: ficou
  • Predicativo do sujeito: feliz
  • Objeto direto: o presente

Agora que já sabemos o que é um predicado verbo-nominal, podemos analisar as orações apresentadas e identificar qual delas apresenta esse tipo de predicado. São elas:

  1. Meu pai é um excelente cozinheiro.
  2. Eu gostaria de uma fatia de bolo, por favor.
  3. Aquela menina ficou muito triste.
  4. O cachorro latiu durante toda a noite.

Análise das orações:

1. Meu pai é um excelente cozinheiro.

Esta oração apresenta um predicado nominal, pois o verbo “é” é um verbo de ligação que une o sujeito “meu pai” ao predicativo do sujeito “um excelente cozinheiro”. Não há um verbo de ação que caracterize o sujeito ou o objeto.

2. Eu gostaria de uma fatia de bolo, por favor.

Esta oração apresenta um predicado verbal, pois o verbo “gostaria” é um verbo de ação que expressa o desejo do sujeito “eu”. Não há um predicativo do sujeito ou um objeto direto.

3. Aquela menina ficou muito triste.

Esta oração apresenta um predicado verbo-nominal, pois o verbo “ficou” é um verbo de ação que caracteriza o sujeito “aquela menina”, e o predicativo do sujeito “muito triste” expressa uma caracterização do sujeito ao invés de uma ação.

For more information, please click the button below.

4. O cachorro latiu durante toda a noite.

Esta oração apresenta um predicado verbal, pois o verbo “latiu” é um verbo de ação que expressa a ação do sujeito “o cachorro”. Não há um predicativo do sujeito ou um objeto direto.

Conclusão:

Após analisar as quatro orações apresentadas, podemos concluir que a terceira oração (“Aquela menina ficou muito triste.”) apresenta um predicado verbo-nominal.

FAQs:

1. O que é um predicado nominal?

Um predicado nominal é aquele em que o verbo de ligação (ser, estar, parecer, ficar, etc.) une o sujeito a um predicativo do sujeito, que é uma palavra ou expressão que caracteriza o sujeito.

2. O que é um predicado verbal?

Um predicado verbal é aquele em que o verbo expressa uma ação ou um estado do sujeito ou do objeto.

3. O que é um objeto direto?

O objeto direto é o termo da oração que recebe diretamente a ação verbal, ou seja, é o alvo da ação do verbo.

Related video of qual das seguintes orações apresenta um predicado verbo-nominal

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait