Qual Das Equações Abaixo Está Balanceada De Forma Incorreta?

Reza June 11, 2021
Qual das equações abaixo está balanceada de forma incorreta? (Questões

Antes de respondermos a esta pergunta, precisamos entender o que é uma equação química e o que significa estar balanceada de forma correta ou incorreta.

O que é uma equação química?

Uma equação química é uma representação simbólica de uma reação química, na qual os reagentes são colocados à esquerda da seta e os produtos à direita. Por exemplo:

Fe + O2 → Fe2O3

Nesta equação, o ferro (Fe) e o oxigênio (O2) são os reagentes e o óxido de ferro (Fe2O3) é o produto da reação.

O que significa estar balanceada de forma correta?

Uma equação química está balanceada de forma correta quando o número de átomos de cada elemento nos reagentes é igual ao número de átomos de cada elemento nos produtos. Por exemplo:

Fe + O2 → Fe2O3

For more information, please click the button below.

Nesta equação, temos um átomo de ferro (Fe) à esquerda e dois átomos de ferro à direita, o que significa que a equação não está balanceada. Para balanceá-la, podemos colocar um coeficiente 2 antes do Fe:

2 Fe + O2 → 2 Fe2O3

Agora temos dois átomos de ferro à esquerda e quatro átomos de ferro à direita, o que significa que a equação está balanceada de forma correta.

Qual das equações abaixo está balanceada de forma incorreta?

Agora que entendemos o que é uma equação química e o que significa estar balanceada de forma correta, podemos analisar as equações abaixo para encontrar a que está balanceada de forma incorreta:

  1. H2 + O2 → H2O
  2. 2 NaCl + 2 AgNO3 → 2 NaNO3 + Ag2Cl2
  3. CH4 + 2 O2 → CO2 + 2 H2O
  4. 2 C2H6 + 7 O2 → 4 CO2 + 6 H2O

Vamos analisar cada uma delas:

Equação 1: H2 + O2 → H2O

Esta equação representa a reação de combustão do hidrogênio (H2) com o oxigênio (O2) para formar água (H2O). Para verificar se a equação está balanceada de forma correta, precisamos contar o número de átomos de cada elemento nos reagentes e nos produtos:

Reagentes: 2 átomos de hidrogênio (H) e 2 átomos de oxigênio (O)

Produtos: 2 átomos de hidrogênio (H) e 1 átomo de oxigênio (O)

Podemos ver que a equação não está balanceada de forma correta, pois há mais átomos de oxigênio nos reagentes do que nos produtos. Para balanceá-la, podemos colocar um coeficiente 2 antes do H2O:

2 H2 + O2 → 2 H2O

Agora temos dois átomos de hidrogênio e dois átomos de oxigênio nos reagentes e nos produtos, o que significa que a equação está balanceada de forma correta. Portanto, a Equação 1 está balanceada de forma correta.

Equação 2: 2 NaCl + 2 AgNO3 → 2 NaNO3 + Ag2Cl2

Esta equação representa a reação entre o cloreto de sódio (NaCl) e o nitrato de prata (AgNO3) para formar nitrato de sódio (NaNO3) e cloreto de prata (AgCl). Para verificar se a equação está balanceada de forma correta, precisamos contar o número de átomos de cada elemento nos reagentes e nos produtos:

Reagentes: 2 átomos de sódio (Na), 2 átomos de cloro (Cl), 2 átomos de prata (Ag), 2 átomos de nitrogênio (N) e 6 átomos de oxigênio (O)

Produtos: 2 átomos de sódio (Na), 2 átomos de nitrogênio (N), 6 átomos de oxigênio (O) e 1 átomo de prata (Ag) e 1 átomo de cloro (Cl)

Podemos ver que a equação está balanceada de forma correta, pois há o mesmo número de átomos de cada elemento nos reagentes e nos produtos. Portanto, a Equação 2 está balanceada de forma correta.

Equação 3: CH4 + 2 O2 → CO2 + 2 H2O

Esta equação representa a reação de combustão do metano (CH4) com o oxigênio (O2) para formar dióxido de carbono (CO2) e água (H2O). Para verificar se a equação está balanceada de forma correta, precisamos contar o número de átomos de cada elemento nos reagentes e nos produtos:

Reagentes: 1 átomo de carbono (C), 4 átomos de hidrogênio (H) e 4 átomos de oxigênio (O)

Produtos: 1 átomo de carbono (C), 2 átomos de hidrogênio (H) e 4 átomos de oxigênio (O)

Podemos ver que a equação não está balanceada de forma correta, pois há mais átomos de oxigênio nos reagentes do que nos produtos. Para balanceá-la, podemos colocar um coeficiente 2 antes do H2O:

CH4 + 2 O2 → CO2 + 2 H2O

Agora temos 4 átomos de hidrogênio e 4 átomos de oxigênio nos reagentes e nos produtos, o que significa que a equação está balanceada de forma correta. Portanto, a Equação 3 está balanceada de forma correta.

Equação 4: 2 C2H6 + 7 O2 → 4 CO2 + 6 H2O

Esta equação representa a reação de combustão do etano (C2H6) com o oxigênio (O2) para formar dióxido de carbono (CO2) e água (H2O). Para verificar se a equação está balanceada

Related video of qual das equações abaixo está balanceada de forma incorreta

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait