Qual A Origem Das Danças Urbanas

Reza March 2, 2022
Danças Urbanas Núcleo Academia Viçosa

As danças urbanas são um conjunto de estilos de dança que surgiram nas ruas das grandes cidades, principalmente nos Estados Unidos, no final do século XX. Elas são uma forma de expressão artística que mistura movimentos corporais, música e cultura urbana.

Origem da breakdance

A breakdance é uma das principais danças urbanas e teve sua origem nas comunidades afro-americanas e latinas de Nova Iorque, na década de 1970. Essas comunidades viviam em bairros pobres e marginalizados da cidade e encontravam na dança uma forma de se expressar e se divertir.

Os primeiros breakdancers eram jovens que dançavam nas ruas, em festas e em clubes. A dança era uma forma de competição e os dançarinos se desafiavam uns aos outros, mostrando suas habilidades e criatividade.

A breakdance é uma dança acrobática que mistura movimentos de ginástica e de dança. Ela é caracterizada por movimentos como o “windmill”, em que o dançarino gira no chão apoiado nas mãos e nos pés, e o “freeze”, em que o dançarino para subitamente em uma posição congelada.

Origem do hip hop

O hip hop é um estilo musical que surgiu na mesma época da breakdance, nas comunidades afro-americanas e latinas de Nova Iorque. Ele é uma mistura de funk, soul e R&B, com letras que falam sobre a vida nas ruas, a violência e a desigualdade social.

A dança hip hop surgiu como uma forma de expressão dos dançarinos que acompanhavam os MCs (mestres de cerimônias) nas festas de hip hop. Eles criavam movimentos que combinavam com a música e que refletiam a cultura urbana das comunidades em que viviam.

For more information, please click the button below.

A dança hip hop é caracterizada por movimentos fortes e precisos, que misturam elementos de danças africanas, jazz e funk. Ela inclui movimentos como o “popping”, em que o dançarino contrai e relaxa os músculos do corpo em sincronia com a música, e o “locking”, em que o dançarino faz movimentos bruscos e rápidos com os braços e as pernas.

Origem do street dance

O street dance é um estilo de dança que engloba diversos estilos de danças urbanas, como a breakdance e o hip hop. Ele surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, como uma forma de expressão dos jovens das comunidades urbanas.

O street dance é uma dança que mistura movimentos de dança contemporânea, jazz e hip hop. Ele inclui movimentos como o “krumping”, em que o dançarino faz movimentos rápidos e enérgicos com o corpo, e o “waacking”, em que o dançarino faz movimentos rápidos e precisos com os braços.

Conclusão

As danças urbanas surgiram como uma forma de expressão dos jovens das comunidades urbanas, que encontravam na dança uma forma de se expressar e se divertir. Elas refletem a cultura e a identidade das comunidades em que surgiram e se tornaram uma forma de arte reconhecida mundialmente.

FAQs

1. As danças urbanas são uma forma de arte?

Sim, as danças urbanas são consideradas uma forma de arte, pois envolvem a expressão corporal e refletem a cultura e a identidade das comunidades em que surgiram.

2. Quais são os principais estilos de danças urbanas?

Os principais estilos de danças urbanas são a breakdance, o hip hop e o street dance.

3. Quais são os benefícios da prática das danças urbanas?

A prática das danças urbanas pode trazer diversos benefícios, como a melhora da coordenação motora, o aumento da autoestima e a redução do estresse.

Related video of qual a origem das danças urbanas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait