Qual A Importância Econômica Dos Fungos?

Reza December 25, 2021
PPT REINO FUNGI PowerPoint Presentation, free download ID5365883

Os fungos são seres vivos que pertencem ao reino Fungi, que inclui uma grande variedade de organismos, desde os cogumelos até os bolores e leveduras. Além de seu valor nutricional e medicinal, os fungos também possuem grande importância econômica em diversos setores, tais como:

Indústria alimentícia

Os fungos são utilizados na produção de diversos alimentos, como queijos, pães, bebidas alcoólicas e alguns alimentos fermentados. Os cogumelos, por exemplo, são muito apreciados na culinária e são cultivados em larga escala em muitos países. Além disso, muitas espécies de fungos são utilizadas como aditivos alimentares, como a goma xantana, que é produzida por uma bactéria que vive em simbiose com um fungo.

Indústria farmacêutica

Os fungos são fontes de diversas substâncias bioativas que são utilizadas na produção de medicamentos. Por exemplo, a penicilina, um dos antibióticos mais importantes da história da medicina, é produzida a partir do fungo Penicillium chrysogenum. Além disso, muitas outras substâncias com propriedades medicinais são produzidas por fungos, como a ciclosporina, utilizada no tratamento de doenças autoimunes, e a lovastatina, utilizada no tratamento de colesterol alto.

Indústria química

Os fungos são utilizados na produção de diversos produtos químicos, como enzimas, ácidos orgânicos e solventes. Por exemplo, a celulase, uma enzima produzida por fungos, é utilizada na produção de papel, enquanto a amilase, outra enzima produzida por fungos, é utilizada na produção de açúcar e xaropes. Além disso, muitos fungos são utilizados na produção de biocombustíveis, como o etanol.

Indústria têxtil

Os fungos são utilizados na produção de corantes naturais que são utilizados na indústria têxtil. Por exemplo, o fungo Trametes versicolor produz uma substância chamada krestina, que é utilizada como corante para tecidos. Além disso, muitos fungos são utilizados na produção de fibras têxteis, como o cogumelo da espécie Ganoderma lucidum, que produz uma fibra chamada ganodermica, que é utilizada na produção de roupas e tecidos.

Indústria de cosméticos

Os fungos são utilizados na produção de diversos ingredientes cosméticos, como o ácido kójico, que é produzido a partir do fungo Aspergillus oryzae e é utilizado como clareador de manchas na pele, e o ácido hialurônico, que é produzido a partir do fungo Streptococcus zooepidemicus e é utilizado como hidratante e anti-idade.

For more information, please click the button below.

Agricultura

Os fungos são importantes na agricultura, tanto como agentes patogênicos de plantas, causando doenças como a ferrugem e a podridão das raízes, quanto como agentes benéficos, promovendo o crescimento das plantas e protegendo-as contra pragas e doenças. Além disso, muitos fungos são utilizados como biopesticidas, ou seja, substâncias naturais que controlam pragas e doenças nas plantas de forma mais sustentável do que os pesticidas químicos convencionais.

Conclusão

Como podemos ver, os fungos possuem grande importância econômica em diversos setores, desde a produção de alimentos e medicamentos até a agricultura e a indústria têxtil. Além disso, muitas espécies de fungos possuem propriedades medicinais e nutricionais importantes, o que os torna objeto de estudo em diversos campos da biologia e da saúde. Por isso, a pesquisa e a conservação desses organismos são fundamentais para garantir sua utilização sustentável e a preservação da biodiversidade.

FAQs

1. Todos os fungos são comestíveis?

Não, muitas espécies de fungos são tóxicas ou venenosas e podem causar graves intoxicações se ingeridas. Por isso, é importante ter conhecimento e experiência na identificação de espécies comestíveis antes de consumi-las.

2. Como os fungos são cultivados?

Os fungos podem ser cultivados em ambientes controlados, como salas de cultivo ou estufas, utilizando-se substratos adequados para cada espécie. Por exemplo, os cogumelos podem ser cultivados em substratos à base de serragem, palha ou esterco, enquanto as leveduras podem ser cultivadas em meios líquidos à base de açúcar.

3. Como os fungos podem ser utilizados na agricultura?

Os fungos podem ser utilizados como biopesticidas, promovendo o controle biológico de pragas e doenças nas plantas. Além disso, muitos fungos formam micorrizas, que são associações simbióticas entre as raízes das plantas e os fungos, promovendo o crescimento e a absorção de nutrientes pelas plantas.

Related video of qual a importancia economica dos fungos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait