Qual A Função Das Glândulas Anexas

Reza September 13, 2021
GLANDULAS ANEXAS Órgano (anatomía) Sistema digestivo Prueba

As glândulas anexas são órgãos que auxiliam o sistema digestivo no processo de digestão. Elas são responsáveis pela produção de enzimas e secreções que ajudam a decompor os alimentos em componentes menores para que possam ser absorvidos pelo corpo. As principais glândulas anexas são o fígado, pâncreas e vesícula biliar.

Fígado

O fígado é a maior glândula anexa do sistema digestivo. Ele produz a bile, uma substância que é armazenada na vesícula biliar e liberada no intestino delgado quando há presença de alimentos gordurosos. A bile ajuda na digestão de gorduras, emulsificando as moléculas de gordura para que possam ser quebradas com mais facilidade pelas enzimas digestivas. Além disso, o fígado é responsável pela desintoxicação do organismo, removendo substâncias nocivas do sangue, como medicamentos e toxinas.

Pâncreas

O pâncreas é uma glândula anexa que fica atrás do estômago. Ele produz enzimas digestivas que são liberadas no intestino delgado para ajudar na digestão de carboidratos, proteínas e gorduras. As enzimas pancreáticas incluem a amilase, que quebra os carboidratos, a protease, que quebra as proteínas, e a lipase, que quebra as gorduras. O pâncreas também produz insulina e glucagon, que são hormônios que regulam os níveis de açúcar no sangue.

Vesícula biliar

A vesícula biliar é um pequeno órgão em forma de pêra que fica abaixo do fígado. Ela armazena a bile produzida pelo fígado e a libera no intestino delgado quando há presença de alimentos gordurosos. A bile ajuda na digestão de gorduras, emulsificando as moléculas de gordura para que possam ser quebradas com mais facilidade pelas enzimas digestivas.

Conclusão

As glândulas anexas são importantes para o processo de digestão, produzindo enzimas e secreções que ajudam a decompor os alimentos em componentes menores para que possam ser absorvidos pelo corpo. O fígado é responsável pela produção da bile, o pâncreas produz enzimas digestivas e hormônios que regulam os níveis de açúcar no sangue, e a vesícula biliar armazena e libera a bile no intestino delgado.

FAQs

1. O que acontece se as glândulas anexas não funcionam corretamente?

Se as glândulas anexas não funcionam corretamente, pode haver problemas na digestão dos alimentos. Por exemplo, se o pâncreas não produz enzimas suficientes, pode ocorrer má digestão de proteínas e gorduras, levando a diarreia, gases e dor abdominal. Se o fígado não produz bile suficiente, pode haver dificuldade na digestão de gorduras, levando a fezes gordurosas e amolecidas.

For more information, please click the button below.

2. Como manter as glândulas anexas saudáveis?

Para manter as glândulas anexas saudáveis, é importante ter uma dieta equilibrada e saudável, rica em nutrientes e fibras. Além disso, é importante evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco, que podem danificar o fígado e o pâncreas. Praticar exercícios físicos regularmente também pode ajudar a manter as glândulas anexas saudáveis.

3. Quais são os principais problemas de saúde relacionados às glândulas anexas?

Os principais problemas de saúde relacionados às glândulas anexas incluem pancreatite, que é a inflamação do pâncreas, cirrose hepática, que é a cicatrização do fígado devido a danos constantes, e cálculos biliares, que são pedras que se formam na vesícula biliar e podem causar dor abdominal intensa.

Related video of qual a função das glândulas anexas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait