Qual A Função Da Melanina?

Reza February 17, 2023
Sala de Observação Como funciona nosso corpo a pele

A melanina é um pigmento natural, produzido pelo corpo humano, que é responsável pela cor da pele, cabelo e olhos. Além disso, a melanina também possui outras funções importantes no organismo humano.

Tipos de melanina

Existem dois tipos de melanina:

  • Eumelanina – produzida em grande quantidade em indivíduos que possuem a pele mais escura;
  • Feomelanina – produzida em menor quantidade em indivíduos que possuem a pele mais clara.

Funções da melanina

A melanina possui diversas funções importantes no organismo humano, tais como:

Proteção contra a radiação ultravioleta

A melanina é responsável por proteger a pele contra a radiação ultravioleta (UV) emitida pela luz solar. Quando a pele é exposta à luz solar, ocorre um aumento na produção de melanina, que é distribuída na superfície da pele para absorver os raios UV e evitar danos ao DNA das células da pele.

Proteção contra o câncer de pele

Além de proteger a pele contra a radiação UV, a melanina também ajuda a prevenir o câncer de pele. Isso ocorre porque a produção de melanina é estimulada pelos raios UV, o que significa que as pessoas que possuem a pele mais escura têm naturalmente mais melanina e, portanto, estão mais protegidas contra o câncer de pele em comparação com pessoas de pele mais clara.

Regulação da temperatura corporal

A melanina também está envolvida na regulação da temperatura corporal. Isso ocorre porque a melanina é capaz de absorver a energia térmica e dissipá-la como calor, ajudando a manter a temperatura corporal em níveis saudáveis.

For more information, please click the button below.

Pigmentação dos cabelos e olhos

A melanina é responsável pela pigmentação dos cabelos e olhos. A quantidade e o tipo de melanina produzidos pelo corpo determinam a cor dos cabelos e dos olhos de uma pessoa.

Conclusão

A melanina é um pigmento natural produzido pelo corpo humano que possui diversas funções importantes, tais como proteção contra a radiação UV, prevenção do câncer de pele, regulação da temperatura corporal e pigmentação dos cabelos e olhos. É importante lembrar que, embora a melanina seja uma proteção natural contra a radiação UV, ainda é necessário tomar medidas de proteção adicionais, como o uso de protetor solar, para evitar danos à pele.

FAQs

1. Pessoas com pele mais escura são mais protegidas contra o câncer de pele?

Sim, isso ocorre porque as pessoas com pele mais escura têm naturalmente mais melanina, o que ajuda a proteger a pele contra os danos causados pela radiação UV e, consequentemente, reduz o risco de desenvolver câncer de pele.

2. A melanina pode ser produzida artificialmente?

Sim, existem diversos produtos que podem ajudar a estimular a produção de melanina na pele, como cremes e loções autobronzeadoras. No entanto, é importante lembrar que o uso excessivo desses produtos pode causar danos à pele.

3. Qual a relação entre a melanina e a vitamina D?

A produção de vitamina D pelo corpo humano é estimulada pela exposição à luz solar. A melanina, por sua vez, pode reduzir a quantidade de luz solar que penetra na pele, o que pode afetar a produção de vitamina D. Por isso, é importante garantir a exposição adequada à luz solar para manter níveis saudáveis de vitamina D no organismo.

Related video of qual a função da melanina

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait