Qual A Forma De Governo Do Catar?

Reza June 24, 2021
Emir do Catar pede diálogos para resolver crise política

O Catar

O Catar é um emirado localizado na península arábica no Oriente Médio. É um país rico em petróleo e gás natural, tendo um dos maiores PIB per capita do mundo. Apesar de ter uma população relativamente pequena, com cerca de 2,8 milhões de habitantes, o país é um importante centro econômico e político da região.

Forma de Governo

O Catar é uma monarquia absoluta, onde o poder é exercido pelo Emir, atualmente Tamim bin Hamad Al Thani. Ele é o chefe de Estado e de governo e possui amplos poderes executivos, legislativos e judiciários.

Legislativo

O poder legislativo é exercido pelo Conselho Consultivo, também conhecido como Shura. O Conselho é composto por 45 membros, todos nomeados pelo Emir. O Conselho tem a função de discutir e propor leis, mas não tem poder de veto ou de aprovação final das mesmas.

Judiciário

O poder judiciário é independente, mas o Emir tem o poder de nomear e destituir os juízes. O sistema jurídico é baseado na lei islâmica, a Sharia, e também em leis civis e comerciais. O sistema judiciário é composto por tribunais de primeira instância, tribunais de apelação e um tribunal supremo.

A Religião no Catar

O Catar é um país de maioria muçulmana, sendo que a religião oficial é o Islã. A lei islâmica, a Sharia, é a principal fonte de legislação do país e é aplicada em questões religiosas, familiares e criminais. O Estado promove a tolerância religiosa e permite a prática de outras religiões, desde que não entrem em conflito com a lei islâmica.

A Política Externa do Catar

O Catar é um país conhecido por sua política externa ativa e independente. O país tem boas relações diplomáticas com vários países do mundo, incluindo os Estados Unidos e a maioria dos países árabes. O Catar é membro da Liga Árabe, da ONU e de outras organizações internacionais.

For more information, please click the button below.

Relações com outros Países Árabes

O Catar tem tido tensões com alguns países árabes, como a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito, em relação a questões políticas e ideológicas. Esses países acusam o Catar de apoiar o terrorismo e de interferir em seus assuntos internos. O Catar nega essas acusações e afirma que está sendo alvo de uma campanha de difamação.

Conclusão

O Catar é uma monarquia absoluta liderada pelo Emir, com um sistema legislativo e judiciário limitados. A religião oficial do país é o Islã e a Sharia é a principal fonte de legislação. O país tem uma política externa ativa e independente, com boas relações diplomáticas com vários países do mundo, mas também tem enfrentado tensões com alguns países árabes.

FAQs

1. Como é escolhido o Emir do Catar?

O Emir é escolhido pela família real do Catar, que é composta por cerca de 6.000 membros. Normalmente o Emir é escolhido por consenso da família real, mas em caso de disputa pode ser realizado um processo de votação entre os membros.

2. O Catar tem partidos políticos?

Não, o Catar não permite a formação de partidos políticos. Todas as eleições no país são para o Conselho Consultivo, que é composto por membros nomeados pelo Emir.

3. O Catar tem liberdade de imprensa?

O Catar tem uma imprensa relativamente livre, mas existem algumas restrições. A lei proíbe a difamação do Emir e da família real, e a censura pode ser aplicada em casos de segurança nacional ou religiosa. Alguns jornalistas e ativistas foram presos por criticar o governo ou a família real.

Related video of qual a forma de governo do catar

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait