Qual A Diferença Entre Seres Vivos Unicelulares E Pluricelulares

Reza August 13, 2022
Cuadros comparativos, diferencias y similitudes, entre Organismos

Os seres vivos podem ser classificados em unicelulares e pluricelulares, sendo a principal diferença entre eles o número de células que os compõem.

Seres vivos unicelulares

Os seres vivos unicelulares são aqueles que possuem apenas uma célula em seu corpo. Essa célula é responsável por realizar todas as funções vitais do organismo, como respiração, digestão, reprodução e excreção.

Os seres unicelulares podem ser encontrados em diversos ambientes, como água doce, salgada, solo, entre outros, e são extremamente importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico.

Alguns exemplos de seres vivos unicelulares são:

  • Bactérias
  • Protozoários
  • Algas unicelulares
  • Leveduras

Seres vivos pluricelulares

Os seres vivos pluricelulares são aqueles que possuem mais de uma célula em seu corpo. Essas células são especializadas em realizar funções específicas e trabalham em conjunto para garantir a sobrevivência do organismo.

Os seres pluricelulares podem apresentar uma grande diversidade morfológica e fisiológica, desde organismos microscópicos até seres gigantes, como as baleias e os elefantes.

For more information, please click the button below.

Alguns exemplos de seres vivos pluricelulares são:

  • Animais
  • Plantas
  • Fungos

Principais diferenças entre seres vivos unicelulares e pluricelulares

A seguir, apresentaremos as principais diferenças entre os seres vivos unicelulares e pluricelulares:

Número de células

A principal diferença entre os seres vivos unicelulares e pluricelulares é o número de células que compõem seu corpo. Enquanto os seres unicelulares possuem apenas uma célula, os seres pluricelulares possuem diversas células trabalhando em conjunto.

Complexidade

Os seres pluricelulares são, em geral, mais complexos que os seres unicelulares. Isso porque, ao possuírem diversas células, podem apresentar uma grande variedade de tecidos e órgãos responsáveis por funções específicas.

Reprodução

Os seres unicelulares podem se reproduzir de forma assexuada ou sexuada, enquanto os seres pluricelulares se reproduzem apenas de forma sexuada.

Metabolismo

Os seres pluricelulares apresentam um metabolismo mais complexo em relação aos seres unicelulares. Isso porque, ao possuírem diversas células, precisam de uma quantidade maior de nutrientes e oxigênio para manter seu funcionamento.

Conclusão

Em resumo, a principal diferença entre os seres vivos unicelulares e pluricelulares é o número de células que compõem seu corpo. Enquanto os seres unicelulares possuem apenas uma célula, os seres pluricelulares possuem diversas células trabalhando em conjunto. Além disso, os seres pluricelulares são, em geral, mais complexos que os seres unicelulares, apresentando uma grande variedade de tecidos e órgãos responsáveis por funções específicas.

FAQs

1. Todos os seres unicelulares são microscópicos?

Não, nem todos os seres unicelulares são microscópicos. Alguns exemplos de seres unicelulares que podem ser vistos a olho nu são as amebas e as euglenas.

2. Todos os seres pluricelulares têm órgãos?

Não necessariamente. Alguns seres pluricelulares, como as esponjas, não possuem órgãos definidos, mas apresentam uma organização celular específica para realizar funções vitais.

3. Todos os seres unicelulares são patogênicos?

Não, nem todos os seres unicelulares são patogênicos. Na verdade, a grande maioria dos seres unicelulares são inofensivos e desempenham funções importantes no ecossistema, como a decomposição da matéria orgânica e a produção de oxigênio.

Related video of qual a diferença entre seres vivos unicelulares e pluricelulares

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait