Qual A Diferença Entre Assepsia E Antissepsia?

Reza October 20, 2022
️ Assepsia x Antissepsia . . . Repost resumosodontologia

Assepsia e antissepsia são termos comuns na área da saúde, e muitas vezes são confundidos ou utilizados de forma incorreta. Embora ambos os termos estejam relacionados à prevenção de infecções, eles se referem a processos diferentes. Neste artigo, explicaremos a diferença entre assepsia e antissepsia.

O que é assepsia?

Assepsia é um conjunto de medidas que visam a prevenção da contaminação microbiana em um ambiente estéril (sem micro-organismos). A assepsia é utilizada em procedimentos cirúrgicos, por exemplo, para evitar infecções em pacientes. O objetivo da assepsia é eliminar completamente qualquer tipo de contaminação, seja de bactérias, fungos ou vírus.

Algumas das medidas utilizadas para a assepsia incluem:

  • Lavagem cuidadosa das mãos com água e sabão;
  • Uso de luvas, gorro e máscara;
  • Uso de materiais estéreis;
  • Limpeza rigorosa do ambiente e dos equipamentos;
  • Uso de técnicas assépticas durante o procedimento.

O que é antissepsia?

Antissepsia, por outro lado, é um processo que visa a eliminação ou redução do número de micro-organismos presentes em uma superfície ou em um tecido vivo. A antissepsia é utilizada para prevenir infecções em feridas, cortes e outros tipos de lesões. O objetivo da antissepsia é reduzir a carga microbiana para um nível que não represente risco de infecção.

Algumas das substâncias utilizadas para a antissepsia incluem:

  • Álcool etílico;
  • Água oxigenada;
  • Iodo;
  • Clorexidina;
  • Peróxido de hidrogênio.

Qual é a diferença entre assepsia e antissepsia?

A principal diferença entre assepsia e antissepsia é que a assepsia visa a eliminação completa de micro-organismos, enquanto a antissepsia visa a redução do número de micro-organismos para um nível que não represente risco de infecção. Além disso, a assepsia é utilizada em ambientes estéreis, como em procedimentos cirúrgicos, enquanto a antissepsia é utilizada em superfícies ou tecidos vivos, como em feridas e cortes.

For more information, please click the button below.

Em resumo:

  • Assepsia: eliminação completa de micro-organismos em ambiente estéril;
  • Antissepsia: redução do número de micro-organismos em superfícies ou tecidos vivos.

Por que a assepsia e a antissepsia são importantes?

Tanto a assepsia quanto a antissepsia são importantes para prevenir infecções em pacientes e garantir a segurança em procedimentos médicos. Infecções hospitalares, por exemplo, podem ser graves e até fatais em alguns casos. Além disso, a assepsia e a antissepsia são importantes para evitar a propagação de doenças contagiosas, como a COVID-19.

A assepsia e a antissepsia são medidas fundamentais em qualquer ambiente da área da saúde, pois ajudam a manter um ambiente seguro para pacientes e profissionais da saúde.

Conclusão

A assepsia e a antissepsia são termos relacionados à prevenção de infecções, mas se referem a processos diferentes. Enquanto a assepsia visa a eliminação completa de micro-organismos em ambientes estéreis, a antissepsia visa a redução do número de micro-organismos em superfícies ou tecidos vivos. Ambos os processos são importantes para prevenir infecções em pacientes e garantir a segurança em procedimentos médicos.

FAQs

1. A antissepsia é utilizada apenas em feridas e cortes?

Não. A antissepsia pode ser utilizada em qualquer superfície que possa estar contaminada por micro-organismos, como em equipamentos médicos, por exemplo.

2. A assepsia e a antissepsia são medidas suficientes para prevenir infecções em pacientes?

Não. Embora a assepsia e a antissepsia sejam medidas importantes na prevenção de infecções, outras medidas também são necessárias, como o uso de equipamentos de proteção individual e a adoção de técnicas assépticas durante os procedimentos.

3. Qual é a diferença entre desinfecção e antissepsia?

Desinfecção e antissepsia são processos diferentes. A desinfecção visa a eliminação completa de micro-organismos em superfícies inanimadas, enquanto a antissepsia visa a redução do número de micro-organismos em superfícies ou tecidos vivos.

Related video of qual a diferença entre assepsia e antissepsia

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait