Quais São Os Tipos De Passe Do Basquetebol?

Reza January 30, 2022
Tipos de Passes no Basquete Basquete Educacional

O basquetebol é um esporte que requer muita habilidade e técnica dos jogadores, e uma das habilidades mais importantes é a capacidade de fazer passes precisos e eficientes. Existem diversos tipos de passe no basquetebol, cada um com suas características e finalidades específicas. Neste artigo, vamos explorar os principais tipos de passe do basquetebol.

Passe de peito

O passe de peito é o tipo de passe mais básico e mais comum no basquetebol. Ele é executado com as duas mãos, segurando a bola na altura do peito, e é direcionado para um companheiro de equipe que esteja a uma distância média. O objetivo do passe de peito é fazer com que a bola chegue rapidamente ao seu destino, com precisão e força suficientes para que o jogador que a recebe possa continuar o ataque.

Passe picado

O passe picado é uma variação do passe de peito, mas é executado com mais força e velocidade, fazendo com que a bola bata no chão antes de chegar ao seu destino. Esse tipo de passe é muito útil em situações em que há muitos jogadores na área, pois dificulta a interceptação da bola. No entanto, o passe picado também é mais difícil de ser controlado pelo jogador que o recebe, por isso é importante que o passe seja preciso e direcionado para um local onde o companheiro de equipe possa pegá-lo com facilidade.

Passe por cima da cabeça

O passe por cima da cabeça é um tipo de passe mais arriscado, pois é executado com uma só mão e a bola é lançada por cima da cabeça do jogador. Esse tipo de passe geralmente é usado quando o jogador que está com a bola está cercado por adversários e precisa encontrar uma abertura para passá-la. O passe por cima da cabeça é mais difícil de ser interceptado, mas também é mais difícil de ser executado com precisão.

Passe de gancho

O passe de gancho é um tipo de passe que é executado com uma só mão, mas em vez de ser lançado por cima da cabeça, é lançado com um movimento de gancho, parecido com o movimento de um arremesso de basquete. Esse tipo de passe é útil quando o jogador precisa passar a bola por cima de um adversário que está na frente dele. O passe de gancho é mais difícil de ser interceptado, mas também é mais difícil de ser executado com precisão.

Passe de costas

O passe de costas é um tipo de passe que é executado quando o jogador está de costas para o companheiro de equipe para o qual vai passar a bola. Esse tipo de passe é muito útil em situações em que o jogador está cercado por adversários e não tem outra opção de passe para frente. O passe de costas requer muita habilidade e precisão, pois o jogador precisa lançar a bola sem olhar para o companheiro de equipe.

For more information, please click the button below.

Passe de ombro

O passe de ombro é um tipo de passe que é executado com uma só mão, segurando a bola na altura do ombro. Esse tipo de passe é útil quando o jogador precisa passar a bola para um companheiro de equipe que está em movimento, pois permite que a bola seja lançada com mais força e velocidade. O passe de ombro é mais difícil de ser interceptado, mas também é mais difícil de ser executado com precisão.

Passe de alley-oop

O passe de alley-oop é um tipo de passe muito espetacular, que é executado quando um jogador lança a bola para outro jogador que está próximo da cesta, para que ele possa pegar a bola no ar e fazer uma enterrada. Esse tipo de passe requer muita habilidade e precisão, pois o jogador precisa lançar a bola no momento certo e na altura certa para que o companheiro de equipe possa pegá-la no ar.

Conclusão

O basquetebol é um esporte que exige muito dos jogadores, e a habilidade de fazer passes precisos e eficientes é fundamental para o sucesso de uma equipe. Existem diversos tipos de passe no basquetebol, cada um com suas características e finalidades específicas. É importante que os jogadores dominem esses diferentes tipos de passe e saibam quando e como usá-los para que possam ajudar a equipe a marcar pontos e vencer jogos.

FAQs

1. Quais são as principais características de um bom passador no basquetebol?

Um bom passador no basquetebol deve ter boa visão de jogo, ser capaz de ler a defesa adversária, ter habilidade para passar com as duas mãos, ter precisão e força nos passes, e saber quando e como usar cada tipo de passe.

2. Qual é o tipo de passe mais difícil de ser executado no basquetebol?

O passe por cima da cabeça e o passe de gancho são os tipos de passe mais difíceis de serem executados no basquetebol, pois exigem muita habilidade e precisão.

3. Como os jogadores podem treinar suas habilidades de passe no basquetebol?

Os jogadores podem treinar suas habilidades de passe no basquetebol fazendo exercícios específicos de passe, trabalhando em dupla ou em grupo, jogando partidas e participando de treinos com foco em passes.

Related video of quais são os tipos de passe do basquetebol

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait