Quais São As 9 Bem-Aventuranças?

Reza February 22, 2023
As Bemaventuranças (Mt 5) Catequese Online

As 9 bem-aventuranças são um conjunto de frases proferidas por Jesus Cristo durante o Sermão da Montanha, uma das pregações mais famosas do Novo Testamento. Elas são encontradas no Evangelho de Mateus, capítulo 5, versículos de 3 a 12, e representam o que muitos consideram como a essência do ensinamento de Jesus sobre como devemos viver nossas vidas.

1. Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

Esta bem-aventurança pode ser interpretada de várias maneiras, mas geralmente se refere à humildade e à disposição de reconhecer que precisamos da ajuda de Deus para encontrar a verdadeira felicidade. Aqueles que são “pobres de espírito” não são necessariamente intelectualmente deficientes, mas sim aqueles que estão dispostos a admitir sua necessidade de orientação espiritual.

2. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

Esta bem-aventurança é frequentemente interpretada como uma referência àqueles que estão sofrendo, mas que encontram conforto na crença de que Deus está com eles. Ela também pode ser vista como uma mensagem de esperança para aqueles que estão passando por momentos difíceis, lembrando-os de que a dor e o sofrimento não durarão para sempre.

3. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.

Esta bem-aventurança é muitas vezes interpretada como uma referência àqueles que são humildes e pacientes, em contraste com aqueles que são agressivos e impacientes. Aqueles que são “mansos” são vistos como mais propensos a herdar a terra, ou seja, a alcançar a verdadeira felicidade.

4. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

Esta bem-aventurança é frequentemente interpretada como uma mensagem de encorajamento para aqueles que procuram a justiça e a igualdade em um mundo muitas vezes cheio de desigualdades e injustiças. Aqueles que têm “fome e sede de justiça” são vistos como mais propensos a encontrar a verdadeira felicidade.

5. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

Esta bem-aventurança é muitas vezes interpretada como uma mensagem de encorajamento para aqueles que são gentis e compassivos com os outros, em contraste com aqueles que são rígidos e implacáveis. Aqueles que são “misericordiosos” são vistos como mais propensos a receber misericórdia quando precisarem dela.

For more information, please click the button below.

6. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

Esta bem-aventurança é frequentemente interpretada como uma mensagem de encorajamento para aqueles que são sinceros e honestos em seus corações, em contraste com aqueles que são desonestos ou hipócritas. Aqueles que são “puros de coração” são vistos como mais propensos a ter uma relação mais íntima com Deus.

7. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.

Esta bem-aventurança é frequentemente interpretada como uma mensagem de encorajamento para aqueles que trabalham pela paz e pela reconciliação, em contraste com aqueles que são agressivos ou conflitantes. Aqueles que são “pacificadores” são vistos como mais propensos a serem reconhecidos como filhos de Deus.

8. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

Esta bem-aventurança é frequentemente interpretada como uma mensagem de encorajamento para aqueles que são perseguidos por causa de suas crenças ou valores, em contraste com aqueles que são cúmplices ou coniventes com as injustiças. Aqueles que são “perseguidos por causa da justiça” são vistos como mais propensos a serem recompensados ​​no céu.

9. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa.

Esta bem-aventurança é frequentemente interpretada como uma mensagem de encorajamento para aqueles que enfrentam oposição e críticas em razão de sua fé. Aqueles que são “injuriados e perseguidos” são vistos como mais propensos a serem recompensados ​​no céu por sua fidelidade.

Conclusão

As 9 bem-aventuranças representam uma mensagem profundamente espiritual e encorajadora para aqueles que buscam a verdadeira felicidade e uma relação mais íntima com Deus. Elas nos lembram de que a humildade, a paciência, a compaixão e a justiça são virtudes importantes para alcançarmos a verdadeira felicidade em nossas vidas.

FAQs

1. As bem-aventuranças são exclusivas do cristianismo?

Sim, as bem-aventuranças são uma mensagem exclusiva do cristianismo, especificamente do Novo Testamento. Embora outras religiões tenham ensinamentos semelhantes sobre a humildade, a compaixão e a justiça, as bem-aventuranças são consideradas uma mensagem única de Jesus Cristo.

2. Como podemos aplicar as bem-aventuranças em nossas vidas diárias?

Podemos aplicar as bem-aventuranças em nossas vidas diárias, procurando ser humildes, pacientes, compassivos, justos e pacíficos em nossas interações com os outros. Podemos também buscar orientação espiritual e buscar uma relação mais íntima com Deus, assim como aqueles que são “pobres de espírito” e “puros de coração”.

3. As bem-aventuranças são consideradas uma fonte de inspiração para as artes?

Sim, as bem-aventuranças têm sido uma fonte de inspiração para muitos artistas ao longo da história. Elas foram retratadas em pinturas, esculturas, música e literatura, e continuam a ser uma fonte de inspiração para muitos artistas contemporâneos.

Related video of quais são as 9 bem-aventuranças

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait