Quais Parasitoses Intestinais Estão Implicadas Na Etiologia Da Anemia?

Reza April 17, 2022
Parasitas Intestinais Farmácia Maia Online

A anemia é uma condição médica em que o número de glóbulos vermelhos ou a quantidade de hemoglobina presente no sangue está abaixo do normal. A anemia pode ser causada por várias razões, incluindo deficiência de ferro, falta de vitaminas ou minerais ou problemas de saúde subjacentes. Uma das causas menos conhecidas da anemia é a infestação parasitária intestinal. Vários parasitas intestinais podem causar anemia em humanos. Neste artigo, discutiremos as parasitoses intestinais que estão implicadas na etiologia da anemia.

Anemia associada à infestação por ancilóstomo

O ancilóstomo é um tipo de parasita que se infesta no intestino delgado humano. Ele se alimenta de sangue humano e pode causar anemia por perda excessiva de sangue. Os ancilóstomos são transmitidos pela pele entrando em contato com solo contaminado com fezes humanas infectadas. Os sintomas da infestação incluem dor abdominal, diarreia, perda de peso e anemia. A anemia causada pela infestação por ancilóstomo é chamada de anemia ancilostomótica.

Anemia associada à infestação por tênia

A tênia é um tipo de parasita que se infesta no intestino delgado humano, onde pode crescer até vários metros de comprimento. A infestação por tênia é mais comum em áreas onde as condições sanitárias são precárias e a higiene pessoal é inadequada. A tênia se alimenta dos nutrientes presentes no intestino delgado humano e pode causar anemia por esgotamento nutricional. Os sintomas da infestação por tênia incluem dor abdominal, perda de peso, diarreia e anemia. A anemia causada pela infestação por tênia é chamada de anemia tênica.

Anemia associada à infestação por esquistossomo

O esquistossomo é um tipo de parasita que se infesta em água doce contaminada com fezes humanas infectadas. Ele penetra na pele humana e se instala no sistema circulatório, onde se alimenta de sangue humano. A infestação por esquistossomo é mais comum em áreas onde as condições sanitárias são precárias e a higiene pessoal é inadequada. O esquistossomo pode causar anemia por perda excessiva de sangue. Os sintomas da infestação por esquistossomo incluem dor abdominal, diarreia, urticária e anemia. A anemia causada pela infestação por esquistossomo é chamada de anemia esquistossomótica.

Anemia associada à infestação por lombriga

A lombriga é um tipo de parasita que se infesta no intestino delgado humano, onde pode crescer até 30 cm de comprimento. A infestação por lombriga é mais comum em áreas onde as condições sanitárias são precárias e a higiene pessoal é inadequada. As lombrigas se alimentam dos nutrientes presentes no intestino delgado humano e podem causar anemia por esgotamento nutricional. Os sintomas da infestação por lombriga incluem dor abdominal, perda de peso, diarreia e anemia. A anemia causada pela infestação por lombriga é chamada de anemia ascáride.

Anemia associada à infestação por whipworm

O whipworm é um tipo de parasita que se infesta no intestino delgado humano, onde pode crescer até 5 cm de comprimento. A infestação por whipworm é mais comum em áreas onde as condições sanitárias são precárias e a higiene pessoal é inadequada. O whipworm se alimenta dos nutrientes presentes no intestino delgado humano e pode causar anemia por esgotamento nutricional. Os sintomas da infestação por whipworm incluem dor abdominal, perda de peso, diarreia e anemia. A anemia causada pela infestação por whipworm é chamada de anemia tricuríase.

For more information, please click the button below.

Conclusão

As parasitoses intestinais podem ser uma das causas menos conhecidas de anemia em humanos. Os parasitas intestinais se alimentam de sangue humano ou dos nutrientes presentes no intestino delgado humano, o que pode levar à perda excessiva de sangue ou esgotamento nutricional. A infestação por parasitas intestinais é mais comum em áreas onde as condições sanitárias são precárias e a higiene pessoal é inadequada. É importante fazer o diagnóstico preciso da causa da anemia e tratar a infestação parasitária intestinal para evitar complicações sérias. A prevenção envolve a adoção de medidas de higiene pessoal e saneamento básico adequado.

FAQs

1. Quais são os sintomas da anemia causada por parasitoses intestinais?

Os sintomas da anemia causada por parasitoses intestinais incluem fadiga, fraqueza, falta de ar, tontura, dor de cabeça, palidez, palpitações, irritabilidade, perda de apetite e dificuldade de concentração. Além disso, os sintomas específicos da infestação parasitária intestinal podem incluir dor abdominal, diarreia, perda de peso e urticária.

2. Como é feito o diagnóstico da anemia causada por parasitoses intestinais?

O diagnóstico da anemia causada por parasitoses intestinais envolve a realização de exames de sangue para avaliar os níveis de hemoglobina e outros parâmetros do sangue. Além disso, pode ser necessário realizar exames de fezes para identificar a presença de parasitas intestinais ou seus ovos. Em alguns casos, pode ser necessário realizar exames de imagem para avaliar o grau de infestação parasitária.

3. Qual é o tratamento para a anemia causada por parasitoses intestinais?

O tratamento para a anemia causada por parasitoses intestinais envolve a eliminação dos parasitas intestinais por meio do uso de medicamentos antiparasitários. Além disso, pode ser necessário realizar tratamento para a anemia em si, incluindo a suplementação de ferro, vitaminas ou minerais, dependendo da causa específica da anemia.

Related video of quais parasitoses intestinais estão implicadas na etiologia da anemia

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait