Quais Os Principais Instrumentos Necessários Na Prática Da Capoeira?

Reza April 24, 2021
History of Capoeira Axé Capoeira Maryland

A capoeira é uma arte marcial brasileira que tem como principal característica a sua musicalidade. A música é essencial para a prática da capoeira e os instrumentos musicais são fundamentais para a criação do ritmo e do jogo. Neste artigo, vamos apresentar os principais instrumentos necessários para a prática da capoeira.

Berimbau

O berimbau é o instrumento mais importante da capoeira. Ele é responsável por marcar o ritmo do jogo e por conduzir os jogadores. O berimbau é formado por uma vara de madeira, um arco de metal, uma cabaça e uma corda. O som é produzido pela vibração da corda, que é pressionada com uma pedra ou uma moeda e em seguida é solta. O som é amplificado pela cabaça, que é fixada na parte inferior do arco de metal.

Pandeiro

O pandeiro é um instrumento de percussão que é utilizado na capoeira para marcar o ritmo e para acompanhar as músicas. Ele é formado por uma pele esticada sobre uma armação de madeira, com um conjunto de platinelas (pequenos pratos de metal) fixados na borda. O som é produzido pelo movimento do pulso, que faz com que as platinelas batam na pele.

Atabaque

O atabaque é um instrumento de percussão que é utilizado na capoeira para produzir um som grave e profundo. Ele é formado por um tambor de madeira com uma pele esticada em uma das extremidades. O som é produzido pelo toque das mãos na pele do instrumento. O atabaque é utilizado para marcar o ritmo e para acompanhar as músicas.

Agogô

O agogô é um instrumento de percussão que é utilizado na capoeira para produzir um som agudo e estridente. Ele é formado por duas campânulas de metal, fixadas em uma haste. O som é produzido pelo movimento da haste, que faz as campânulas se chocarem e produzirem o som característico do instrumento.

Reco-reco

O reco-reco é um instrumento de percussão que é utilizado na capoeira para produzir um som grave e rítmico. Ele é formado por um pedaço de madeira oco, com ranhuras em sua superfície. O som é produzido pelo atrito de uma vareta de madeira nas ranhuras do instrumento.

For more information, please click the button below.

Conclusão

Os instrumentos musicais são essenciais para a prática da capoeira. Eles são responsáveis por criar o ritmo e a musicalidade da roda, além de marcar o jogo e conduzir os jogadores. O berimbau é o instrumento mais importante da capoeira e é considerado o “maestro” da roda. O pandeiro, o atabaque, o agogô e o reco-reco são instrumentos de percussão que complementam o berimbau e dão mais vida à música da capoeira.

FAQs

1. É necessário saber tocar algum instrumento para praticar capoeira?

Não é necessário saber tocar algum instrumento para praticar capoeira. No entanto, é importante conhecer um pouco sobre a música da capoeira e sobre os instrumentos utilizados na roda.

2. Posso praticar capoeira sem música?

Sim, é possível praticar capoeira sem música. No entanto, a música é uma parte fundamental da capoeira e faz parte da sua tradição e cultura.

3. Qual é a origem dos instrumentos da capoeira?

Os instrumentos da capoeira têm origem africana e foram trazidos pelos escravos para o Brasil. Eles foram adaptados e modificados ao longo do tempo para se tornarem os instrumentos utilizados na capoeira atualmente.

Related video of quais os principais instrumentos necessários na prática da capoeira

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait