Quais Discípulos Perguntaram Se Podiam Fazer Descer Fogo Do Céu

Reza September 21, 2021
Elias faz descer fogo do céu que consome os dois capitães de 50 YouTube

Dentro do contexto bíblico, encontramos um episódio em que dois discípulos perguntam a Jesus se podem fazer descer fogo do céu sobre uma cidade que não os recebeu. Esse episódio é relatado nos evangelhos de Lucas e Marcos.

O episódio bíblico

De acordo com o livro de Lucas (9:51-56), Jesus e seus discípulos estavam a caminho de Jerusalém quando passaram por uma aldeia samaritana. Ao tentar entrar na aldeia, Jesus e seus discípulos foram rejeitados pelos moradores. Isso deixou os discípulos indignados e eles perguntaram a Jesus:

“Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir?”

Lucas 9:54

Jesus, porém, repreendeu os discípulos e disse que eles não sabiam de que espírito eram. Em seguida, eles seguiram para outra aldeia.

O mesmo episódio também é relatado no evangelho de Marcos (3:17-18), onde os discípulos são identificados como Tiago e João, filhos de Zebedeu. Nessa versão, Jesus chama os discípulos de “filhos do trovão”, possivelmente uma referência à sua personalidade forte e impetuosa.

Significado e interpretação

Esse episódio tem sido objeto de discussão e interpretação por muitos estudiosos da Bíblia. Algumas das interpretações mais comuns são as seguintes:

  • Os discípulos estavam demonstrando seu zelo e amor por Jesus, e sua reação foi uma expressão de indignação pela recusa da aldeia samaritana em receber Jesus. No entanto, sua proposta de fazer descer fogo do céu era uma reação exagerada e inadequada.
  • Os discípulos estavam tentando imitar o profeta Elias, que teria invocado fogo do céu para consumir os soldados do rei Acazias (2 Reis 1:1-14). No entanto, Jesus repreendeu os discípulos por não entenderem a natureza do seu ministério, que não era de destruição, mas de salvação.
  • Os discípulos estavam sendo influenciados pelos ensinamentos rabínicos da época, que pregavam a retribuição divina para aqueles que rejeitavam a mensagem de Deus. No entanto, Jesus estava trazendo uma nova mensagem de amor e graça, que não se baseava na vingança e na punição.

Independentemente da interpretação escolhida, é claro que o episódio mostra como os discípulos ainda estavam aprendendo a compreender a mensagem e a missão de Jesus. Eles estavam acostumados com uma visão mais legalista e punitiva da religião, e precisavam ser transformados pela graça e pelo amor de Jesus.

For more information, please click the button below.

Conclusão

O episódio em que os discípulos perguntam se podem fazer descer fogo do céu sobre uma cidade que rejeitou Jesus é um exemplo da dificuldade que os discípulos tiveram em compreender a mensagem e a missão de Jesus. Embora possa ser interpretado de diferentes maneiras, o episódio nos lembra que a mensagem de Jesus é uma mensagem de amor e graça, e não de vingança e punição.

FAQs

O que significa a expressão “filhos do trovão”?

A expressão “filhos do trovão” é usada por Jesus para se referir a Tiago e João, dois dos seus discípulos. É provável que essa expressão seja uma referência à personalidade forte e impetuosa dos dois discípulos.

Por que Jesus repreendeu os discípulos?

Jesus repreendeu os discípulos por sua proposta de fazer descer fogo do céu sobre a aldeia samaritana. Ele disse que eles não sabiam de que espírito eram, ou seja, que estavam sendo influenciados por uma visão legalista e punitiva da religião, em vez de compreenderem a mensagem de amor e graça que ele estava ensinando.

Qual é a lição que podemos aprender com esse episódio?

Uma das lições que podemos aprender com esse episódio é que a mensagem de Jesus é uma mensagem de amor e graça, e não de vingança e punição. Devemos nos esforçar para compreender a natureza da sua missão e seguir o seu exemplo de amor e serviço aos outros.

Related video of quais discípulos perguntaram se podiam fazer descer fogo do céu

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait