Pronomes Pessoais Em Inglês: Atividades

Reza May 16, 2021
Educar X Atividades sobre pronome pessoais

Os pronomes pessoais são palavras que substituem os substantivos e indicam quem está realizando a ação ou a quem se refere a ação. Em inglês, existem diferentes tipos de pronomes pessoais, como o sujeito, o objeto direto, o objeto indireto, o reflexivo e o possessivo. Neste artigo, vamos discutir algumas atividades que podem ajudar na compreensão e uso dos pronomes pessoais em inglês.

Atividades para Aprender os Pronomes Pessoais Sujeito

Os pronomes pessoais sujeito são usados como o sujeito da frase e incluem: I (eu), you (você), he (ele), she (ela), it (isso), we (nós) e they (eles/elas). Aqui estão algumas atividades divertidas para ajudar a aprender os pronomes pessoais sujeito:

1. Jogo da memória

Crie um jogo da memória com cartas que tenham um pronome pessoal sujeito em uma carta e uma imagem correspondente na outra. Por exemplo, uma carta pode ter a palavra “he” e a outra uma imagem de um menino. Embaralhe as cartas e coloque-as viradas para baixo. Os jogadores devem virar duas cartas por vez para encontrar um par correspondente. Quando encontrarem um par, devem dizer a frase completa com o pronome pessoal sujeito correto. Por exemplo, “He is a boy” (Ele é um menino).

2. Mímica dos pronomes pessoais

Escreva os pronomes pessoais sujeito em pedaços de papel e coloque-os em um chapéu. Peça a um jogador que tire um pedaço de papel e faça mímica do pronome pessoal sujeito sem dizer a palavra. Os outros jogadores devem tentar adivinhar de qual pronome pessoal sujeito se trata.

Atividades para Aprender os Pronomes Pessoais Objeto Direto

Os pronomes pessoais objeto direto são usados para indicar quem ou o que recebe a ação do verbo na frase e incluem: me (me), you (você), him (ele), her (ela), it (isso), us (nós) e them (eles/elas). Aqui estão algumas atividades divertidas para ajudar a aprender os pronomes pessoais objeto direto:

1. Jogo de tabuleiro

Crie um jogo de tabuleiro com situações em que os jogadores devem usar o pronome pessoal objeto direto correto. Por exemplo, uma carta pode dizer “Você está dando um presente para sua mãe. Ela agradece a você”. Nesse caso, o jogador deve usar o pronome pessoal objeto direto “her” para indicar que a mãe está agradecendo a ele.

For more information, please click the button below.

2. Corrida de revezamento

Crie duas equipes e divida cada equipe em dois grupos. Um grupo deve correr até uma lousa ou papel e escrever uma frase usando um pronome pessoal sujeito e um verbo. Em seguida, o segundo grupo deve correr até a lousa ou o papel e escrever a mesma frase usando o pronome pessoal objeto direto correto. A primeira equipe a terminar a corrida vence.

Atividades para Aprender os Pronomes Pessoais Objeto Indireto

Os pronomes pessoais objeto indireto são usados para indicar a quem ou para o que a ação é direcionada e incluem: me (para mim), you (para você), him (para ele), her (para ela), it (para isso), us (para nós) e them (para eles/elas). Aqui estão algumas atividades divertidas para ajudar a aprender os pronomes pessoais objeto indireto:

1. Jogo de adivinhação

Escolha uma palavra ou frase e escreva-a em um papel. Em seguida, descreva a palavra ou frase sem usá-la diretamente, usando um pronome pessoal objeto indireto. Por exemplo, se a palavra escolhida for “pizza”, você pode dizer “Eu gosto de pedir isso para mim mesma quando estou com fome”. O objetivo do jogo é adivinhar qual é a palavra ou frase.

2. Teatro de marionetes

Crie um teatro de marionetes usando bonecos e um palco improvisado. Escolha um dos bonecos para ser o objeto indireto e use os outros bonecos para realizar a ação. Por exemplo, um boneco pode dizer “Eu vou te dar isso” (I will give you that) enquanto entrega um objeto a outro boneco. O boneco que recebe o objeto é o objeto indireto e deve usar o pronome pessoal objeto indireto correto para responder. Por exemplo, ele pode dizer “Obrigado, isso é para mim” (Thank you, that is for me).

Atividades para Aprender os Pronomes Pessoais Reflexivos

Os pronomes pessoais reflexivos são usados para indicar que a pessoa que realiza a ação é a mesma que recebe a ação e incluem: myself (eu mesmo), yourself (você mesmo), himself (ele mesmo), herself (ela mesma), itself (isso mesmo), ourselves (nós mesmos) e themselves (eles/elas mesmos). Aqui estão algumas atividades divertidas para ajudar a aprender os pronomes pessoais reflexivos:

1. Caça ao tesouro

Crie uma lista de objetos em uma sala ou área externa e peça aos jogadores que encontrem os objetos. Quando encontrarem um objeto, devem usar um pronome pessoal reflexivo para descrever sua localização. Por exemplo, “O livro está em cima da mesa, eu mesmo o encontrei” (The book is on the table, I found it myself).

2. História em quadrinhos

Crie uma história em quadrinhos com uma situação em que um personagem realiza uma ação e depois se arrepende. O personagem deve usar um pronome pessoal reflexivo ao se referir a si mesmo. Por exemplo, “Eu me machuquei quando pulei daquela altura” (I hurt myself when I jumped from that height).

Atividades para Aprender os Pronomes Pessoais Possessivos

Os pronomes pessoais possessivos são usados para indicar a posse de algo e incluem: my (meu/minha), your (seu/sua), his (dele), her (dela), its (dele/dela), our (nosso/nossa) e their (deles/delas). Aqui estão algumas atividades divertidas para ajudar a aprender os pronomes pessoais possessivos:

1. Bingo

Crie cartas de bingo com imagens de objetos e use os pronomes pessoais possessivos para descrever a posse dos objetos. Por exemplo, uma carta pode ter uma imagem de um cachorro e o pronome pessoal possessivo “my”. Os jogadores devem cobrir o espaço correspondente na cartela quando a descrição for lida.

2. História colaborativa

Escolha um objeto em uma sala e comece a contar uma história sobre ele usando um pronome pessoal possessivo. Por exemplo, “Minha caneta favorita está sempre comigo. Eu a levo para todo lugar”. Em seguida, peça ao próximo jogador para continuar a história, usando um pronome pessoal possessivo diferente. O objetivo é criar uma história colaborativa usando todos os pronomes pessoais possessivos.

Conclusão

As atividades acima são apenas algumas ideias para ajudar a aprender e praticar o uso dos pronomes pessoais em inglês. É importante lembrar que a melhor maneira de aprender é praticar em situações reais de comunicação. Portanto, tente usar os pronomes pessoais em suas conversas diárias e continue praticando com jogos e atividades divertidas.

FAQs

1. Qual é a diferença entre pronomes pessoais sujeito e objeto?

Os pronomes pessoais sujeito são usados como o sujeito da frase, enquanto os pronomes pessoais objeto são usados para indicar quem ou o que recebe a ação do verbo na frase.

Related video of pronomes pessoais em ingles atividades

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait