Problemas De Matemática 5º Ano: Divisão

Reza May 18, 2021
Problemas De Matemática 5 Ano Divisão EDUCA

O que é a divisão?

A divisão é uma operação matemática que consiste em distribuir valores de forma igual entre um certo número de grupos. É o inverso da multiplicação, pois é usada para descobrir quantas vezes um número cabe em outro.

Por exemplo, se tivermos 12 chocolates e quisermos dividi-los igualmente entre 3 amigos, podemos usar a divisão para descobrir quantos chocolates cada amigo receberá: 12 ÷ 3 = 4. Portanto, cada amigo receberá 4 chocolates.

Como resolver problemas de divisão?

Para resolver problemas de divisão, é importante seguir algumas etapas:

  1. Ler o problema atentamente;
  2. Identificar as informações importantes, como os números que precisam ser divididos e o número de grupos em que eles devem ser divididos;
  3. Escrever a operação matemática correta, usando o sinal de divisão (÷) ou a barra (/);
  4. Realizar a operação matemática;
  5. Verificar se a resposta faz sentido em relação ao problema.

Exemplos de problemas de divisão para o 5º ano

Aqui estão alguns exemplos de problemas de divisão que os alunos do 5º ano podem encontrar:

Exemplo 1:

Uma caixa de chocolates contém 36 bombons. Se quisermos dividi-los em caixas com 6 bombons cada, quantas caixas precisaremos?

Resolução:

For more information, please click the button below.

Para resolver este problema, precisamos descobrir quantas vezes 6 cabe em 36. Podemos escrever a operação matemática assim: 36 ÷ 6 = 6. Portanto, precisaremos de 6 caixas de bombons.

Exemplo 2:

Uma turma de 30 alunos deve ser dividida em grupos de 5 pessoas cada. Quantos grupos serão formados?

Resolução:

Para resolver este problema, precisamos descobrir quantas vezes 5 cabe em 30. Podemos escrever a operação matemática assim: 30 ÷ 5 = 6. Portanto, serão formados 6 grupos de alunos.

Como praticar a divisão?

Para praticar a divisão, os alunos podem fazer exercícios de matemática que envolvam essa operação. Alguns recursos que podem ajudar incluem:

  • Folhas de exercícios de divisão;
  • Jogos de matemática que envolvam divisão;
  • Problemas de divisão em livros didáticos;
  • Vídeos educativos sobre divisão.

Além disso, os alunos podem praticar a divisão no dia a dia, por exemplo, dividindo doces com amigos ou dividindo tarefas entre membros da família.

Conclusão

A divisão é uma operação matemática importante que os alunos aprendem no 5º ano. É usada para dividir quantidades em grupos iguais e pode ser aplicada em muitas situações do dia a dia. Ao resolver problemas de divisão, é importante seguir as etapas corretas e verificar se a resposta faz sentido em relação ao problema.

FAQs

1. Qual é a diferença entre divisão e multiplicação?

A multiplicação é uma operação matemática que consiste em somar um número várias vezes. Por exemplo, 3 x 4 significa “3 vezes 4”, ou seja, somar 3 quatro vezes: 3 + 3 + 3 + 3 = 12. Já a divisão é o inverso da multiplicação e é usada para dividir uma quantidade em grupos iguais.

2. Como saber se a resposta de um problema de divisão está correta?

Para verificar se a resposta de um problema de divisão está correta, basta multiplicar o número de grupos pela quantidade em cada grupo e ver se o resultado é igual à quantidade total. Por exemplo, se tivermos 12 chocolates e quisermos dividi-los igualmente entre 3 amigos, podemos verificar se a resposta de 4 chocolates por amigo está correta multiplicando 3 x 4 = 12. Como o resultado é igual à quantidade total de chocolates, sabemos que a resposta está correta.

3. Como ajudar meu filho a praticar a divisão em casa?

Você pode ajudar seu filho a praticar a divisão em casa de várias maneiras, como:

  • Fazendo problemas de divisão com ele;
  • Dividindo quantidades de comida ou outros objetos em grupos iguais;
  • Jogando jogos de matemática que envolvam divisão;
  • Usando recursos educativos online para praticar a divisão.

Related video of problemas de matematica 5 ano divisão

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait