Principais Cidades De Minas Gerais

Reza October 10, 2021
Roteiro pelas 5 principais cidades históricas de Minas Gerais

Minas Gerais é um dos estados mais importantes do Brasil, tanto do ponto de vista econômico quanto cultural. Conhecido por suas riquezas naturais e por seu patrimônio histórico, o estado possui uma grande diversidade de cidades, cada uma com suas particularidades e atrativos turísticos. Neste artigo, vamos apresentar as principais cidades de Minas Gerais e o que elas têm de melhor para oferecer aos visitantes.

Belo Horizonte

Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, é uma cidade moderna e vibrante, com uma população de mais de 2,5 milhões de habitantes. Fundada em 1897, a cidade é conhecida por sua arquitetura moderna, parques e museus.

Entre seus principais pontos turísticos estão:

  • Palácio das Artes – centro cultural que abriga teatros, cinemas e galerias de arte;
  • Museu de Arte da Pampulha – localizado às margens da Lagoa da Pampulha, é um dos principais museus de arte contemporânea do país;
  • Praça da Liberdade – antiga sede do governo de Minas Gerais, hoje é um dos principais cartões-postais da cidade;
  • Mercado Central – com mais de 400 lojas, é o lugar ideal para comprar artesanato, doces, queijos e outras iguarias mineiras.

Ouro Preto

Ouro Preto é uma cidade histórica localizada a cerca de 100 km de Belo Horizonte. Fundada em 1711, a cidade é conhecida por seu patrimônio arquitetônico e cultural, que remonta ao período colonial.

Alguns dos principais pontos turísticos de Ouro Preto são:

  • Igreja de São Francisco de Assis – uma das mais belas igrejas barrocas do Brasil, com obras de Aleijadinho e outros artistas da época;
  • Museu da Inconfidência – localizado na antiga Casa de Câmara e Cadeia, o museu conta a história da Inconfidência Mineira;
  • Mina da Passagem – antiga mina de ouro que hoje é aberta à visitação, com direito a um passeio de trem subterrâneo;
  • Praça Tiradentes – centro histórico da cidade, onde estão localizados a Catedral de Nossa Senhora do Pilar e o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas.

Tiradentes

Tiradentes é uma charmosa cidade histórica localizada a cerca de 190 km de Belo Horizonte. Fundada em 1702, a cidade é conhecida por suas ruas de pedra, casarões coloniais e igrejas barrocas.

For more information, please click the button below.

Entre seus principais pontos turísticos estão:

  • Igreja Matriz de Santo Antônio – uma das mais belas igrejas barrocas do Brasil, com obras de Aleijadinho e outros artistas da época;
  • Museu Padre Toledo – instalado em um antigo casarão colonial, o museu conta a história da cidade e da região;
  • Estrada Real – antiga rota de comércio que passa por Tiradentes, com paisagens deslumbrantes e diversas atrações turísticas ao longo do caminho;
  • Largo das Forras – centro histórico da cidade, onde estão localizados diversos restaurantes, bares e lojas de artesanato.

Uberlândia

Uberlândia é uma das principais cidades do Triângulo Mineiro, uma região de grande importância econômica para o estado. Com uma população de mais de 600 mil habitantes, a cidade é conhecida por sua infraestrutura moderna e por seus centros de compras e convenções.

Alguns dos principais pontos turísticos de Uberlândia são:

  • Parque do Sabiá – um dos maiores parques urbanos do país, com áreas verdes, lagos, pistas de caminhada e ciclismo, quadras esportivas e um zoológico;
  • Museu Municipal – localizado no antigo prédio da prefeitura, o museu conta a história da cidade e da região;
  • Center Shopping – um dos maiores shoppings do estado, com mais de 300 lojas, cinemas e restaurantes;
  • Praça Tubal Vilela – centro histórico da cidade, onde estão localizados diversos bares, restaurantes e lojas de artesanato.

Conclusão

Minas Gerais é um estado rico em cultura e história, com diversas cidades que são verdadeiros tesouros para os amantes do turismo. Belo Horizonte, Ouro Preto, Tiradentes e Uberlândia são apenas algumas das principais cidades do estado, cada uma com suas particularidades e atrativos turísticos. Seja para conhecer o patrimônio histórico e cultural do estado, experimentar a deliciosa gastronomia mineira ou simplesmente relaxar em meio à natureza, Minas Gerais é um destino imperdível para quem quer descobrir as belezas do Brasil.

FAQs

1. Qual é a melhor época para visitar Minas Gerais?

Minas Gerais pode ser visitada o ano todo, mas a melhor época para visitar depende do seu objetivo. Se você quer conhecer as cidades históricas, o período de abril a setembro é ideal, já que é a época mais seca e com temperaturas mais amenas. Já se você quer aproveitar as cachoeiras e outras atrações naturais, os meses de dezembro a março são os mais indicados, apesar de ser a época de chuvas.

2. Como chegar em Minas Gerais?

Minas Gerais possui dois grandes aeroportos: o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, que atende a capital Belo Horizonte, e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, que fica a cerca de 100 km da região de Poços de Caldas. Além disso, o estado é cortado por diversas rodovias federais, que ligam as principais cidades do estado.

3. Quais são os pratos típicos de Minas Gerais?

A culinária mineira é uma das mais ricas e variadas do Brasil, com pratos que vão desde a famosa feijoada até as deliciosas sobremesas à base de doce de leite. Alguns dos pratos típicos de Minas Gerais são o tutu de feijão, o frango ao molho pardo, o pão de queijo, o queijo minas e o doce de leite.

Related video of principais cidades de minas gerais

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait