Por Que Devemos Escovar Os Dentes?

Reza September 3, 2021
Conheça a maneira certa de escovar os dentes de seu pimpolho

Introdução

A escovação dos dentes é uma das rotinas diárias mais importantes para a nossa saúde bucal. Ela é essencial para manter os dentes limpos e saudáveis, prevenindo a formação de cáries, doenças gengivais e mau hálito. Neste artigo, vamos explorar os motivos pelos quais devemos escovar os dentes regularmente.

Prevenção de cáries

As cáries são causadas pela placa bacteriana, um filme invisível que se forma sobre os dentes e gengivas. A placa é composta por restos de alimentos, saliva e bactérias, que produzem ácidos que corroem o esmalte dentário.

A escovação regular é fundamental para remover a placa bacteriana e evitar a formação de cáries. Ao escovar os dentes, estamos removendo os restos de alimentos e bactérias que se acumulam nos dentes e gengivas.

Prevenção de doenças gengivais

A escovação também ajuda a prevenir doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite. A gengivite é uma inflamação das gengivas causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Se não tratada, pode evoluir para periodontite, que é uma condição mais grave que pode levar à perda dos dentes.

A escovação remove a placa bacteriana que se acumula nos dentes e gengivas, evitando a inflamação e o sangramento das gengivas.

Mau hálito

O mau hálito é causado pela presença de bactérias na boca. Essas bactérias produzem compostos de enxofre que causam odores desagradáveis. A escovação ajuda a remover as bactérias e os restos de alimentos que contribuem para o mau hálito.

For more information, please click the button below.

Além disso, a escovação regular também ajuda a manter a língua limpa. A língua é um local onde muitas bactérias se acumulam, causando mau hálito. Escovar a língua com a escova de dentes ou com um raspador de língua pode ajudar a remover as bactérias e melhorar o hálito.

Como escovar os dentes corretamente

Para obter os benefícios da escovação, é importante escovar os dentes corretamente. Aqui estão alguns passos simples para uma escovação eficaz:

  • Use uma escova de dentes com cerdas macias e cabeça pequena.
  • Aplique uma pequena quantidade de pasta de dente na escova.
  • Coloque a escova em um ângulo de 45 graus em relação aos dentes e gengivas.
  • Escove os dentes em movimentos circulares, sem fazer muita pressão.
  • Escove todas as superfícies dos dentes, incluindo a parte interna, a parte externa e a superfície de mastigação.
  • Não se esqueça de escovar a língua para remover as bactérias que causam o mau hálito.
  • Enxágue a boca com água e cuspa a pasta de dente.

Conclusão

A escovação dos dentes é uma parte importante da nossa rotina diária de cuidados pessoais. Ela ajuda a prevenir cáries, doenças gengivais e mau hálito, mantendo os dentes limpos e saudáveis. Além disso, é importante escovar os dentes corretamente para obter os benefícios da escovação.

FAQs

1. Quantas vezes por dia devemos escovar os dentes?

Recomenda-se escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, de manhã e à noite, por dois minutos cada vez.

2. Qual é a idade recomendada para começar a escovar os dentes?

Os pais devem começar a escovar os dentes dos bebês assim que os primeiros dentes começarem a aparecer. A partir dos dois anos de idade, as crianças podem começar a escovar os dentes com a supervisão dos pais.

3. É importante usar fio dental junto com a escovação?

Sim, o uso do fio dental é essencial para remover a placa bacteriana que se acumula entre os dentes e gengivas. O fio dental deve ser usado pelo menos uma vez por dia, de preferência à noite antes de dormir.

Related video of pq devemos escovar os dentes

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait