Por Que O Feijão Solta A Casca?

Reza October 15, 2022
Como deixar o feijão com grãos inteiros? Segredos da Comida

O feijão é um alimento muito consumido no Brasil e em muitos outros países, pois é uma fonte rica em proteínas e carboidratos, além de ser muito saboroso e versátil em receitas culinárias. Mas, muitas vezes, ao cozinhar o feijão, é comum notar que a casca se solta, deixando uma aparência pouco atraente e gerando dúvidas sobre a qualidade do alimento.

O que é a casca do feijão?

A casca do feijão é a camada externa que envolve o grão e que é removida antes do consumo. Essa camada é composta por fibras e outros nutrientes importantes, mas que não são digeríveis pelo nosso organismo, sendo eliminados nas fezes.

Por que o feijão solta a casca?

O feijão solta a casca durante o cozimento porque a camada externa é composta por celulose, uma substância que é pouco solúvel em água. Durante o processo de cozimento, a água penetra no grão e amolece a casca, fazendo com que ela se desprenda do interior do feijão.

Além disso, o feijão também contém uma enzima chamada fitase, que atua sobre a casca e a torna mais frágil, facilitando ainda mais a separação do grão da casca.

Como evitar que o feijão solte a casca?

Algumas dicas podem ser seguidas para reduzir a quantidade de cascas soltas no feijão cozido:

  • Deixar o feijão de molho por algumas horas antes do cozimento, trocando a água algumas vezes;
  • Adicionar uma colher de chá de bicarbonato de sódio na água do feijão durante o cozimento;
  • Cozinhar o feijão em panela de pressão, pois o vapor acelera o processo de cozimento e reduz a quantidade de cascas soltas;
  • Retirar a espuma que se forma na superfície da água durante o cozimento, pois ela contém celulose e outras impurezas que podem contribuir para a soltura das cascas.

O feijão com casca faz mal para a saúde?

O feijão com casca não faz mal para a saúde, mas pode ser difícil de digerir e causar desconforto intestinal em algumas pessoas. Além disso, a casca pode conter resíduos de agrotóxicos e outras substâncias que não são recomendadas para o consumo.

For more information, please click the button below.

Por isso, é importante retirar a casca antes do consumo, seja cozinhando o feijão sem ela ou comprando o feijão já sem casca.

Conclusão

A soltura da casca do feijão durante o cozimento é um processo natural e que não indica problemas de qualidade do alimento. É possível reduzir a quantidade de cascas soltas seguindo algumas dicas simples, mas é importante lembrar que a casca do feijão não é recomendada para o consumo.

FAQs

1. O feijão com casca é mais nutritivo?

A casca do feijão é rica em fibras e outros nutrientes importantes, mas não é recomendado consumi-la, pois pode conter substâncias nocivas à saúde e ser difícil de digerir.

2. É preciso retirar a casca do feijão antes do cozimento?

Sim, é recomendado retirar a casca do feijão antes do cozimento, seja cozinhando o feijão sem ela ou comprando o feijão já sem casca, para evitar possíveis desconfortos intestinais e para reduzir a exposição a substâncias nocivas.

3. A soltura da casca do feijão indica que o alimento não está bom?

Não, a soltura da casca do feijão é um processo natural e que não indica problemas de qualidade do alimento. É possível reduzir a quantidade de cascas soltas seguindo algumas dicas simples.

Related video of porque o feijão solta a casca

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait